EnglishEspañolPortuguês

HERÓI LOCAL HERÓI LOCAL HERÓI LOCAL

Homem passa mais de 30 anos reflorestando região da Nova Zelândia

Biólogo dr. Hugh Wilson está reflorestando a Reserva Hinewai na Ilha Sul da Nova Zelândia desde 1987 e é o tema de um documentário chamado 'Fools and Dreamers' ('Tolos e Sonhadores'),Biólogo dr. Hugh Wilson está reflorestando a Reserva Hinewai na Ilha Sul da Nova Zelândia desde 1987 e é o tema de um documentário chamado 'Fools and Dreamers' ('Tolos e Sonhadores'),Biólogo dr. Hugh Wilson está reflorestando a Reserva Hinewai na Ilha Sul da Nova Zelândia desde 1987 e é o tema de um documentário chamado 'Fools and Dreamers' ('Tolos e Sonhadores')

20 de fevereiro de 2021
Gabriela Alves | Redação ANDAGabriela Alves | Redação ANDAGabriela Alves | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Google Imagens

Quando, em 1987, o botânico dr. Hugh Wilson contou à comunidade local na Península de Banks, na Nova Zelândia, sobre os seus planos de permitir que um tojo de ‘erva daninha’ crescesse como um dossel de enfermeira para regenerar terras agrícolas de volta à floresta nativa, as pessoas não estavam só céticas, mas também completamente bravas – o plano era do tipo esperado apenas de “tolos e sonhadores”.

Atualmente considerado um herói local e pelo país, Wilson supervisiona 1.500 hectares resplandecentes de floresta nativa, onde pássaros e outras vidas selvagens são abundantes e 47 cachoeiras até então conhecidas estão em fluxo permanente. Ele provou que a natureza sabe mais – e que ele não é nenhum louco. “Tolos & Sonhadores: Regenerando uma Floresta Nativa” é um documentário gratuito de 30 minutos produzido pelo HappenFilms sobre a Reserva Hinewai.

Hinewai é um projeto de restauração ecológica na Península de Banks, uma propriedade privada administrada pelo Maurice White Native Forest Trust, mas aberta gratuitamente para o público a pé. A Reserva Hinewai ocupa 1.250 hectares na porção sudeste da Península de Banks, na costa leste da Ilha Sul. A reserva fica a leste da cidade de Akaroa

Inicialmente, 109 hectares foram comprados pelo fundo Maurice White Native Forest Trust em 1987. Desde então, o fundo fiduciário ampliou muito a reserva através da compra da Estação Ōtānerito em 1991 e através de várias outras adições subsequentes. Desde 2016, o fundo também tem cuidado de 192 hectares adjacentes da Reserva Purple Peak Curry, após sua compra naquele ano pelo fundo New Zealand Native Forest Restoration Trust.

O objetivo principal é promover a regeneração natural da vegetação e da vida selvagem nativa. É operado por uma estratégia de gestão de interferência mínima – isto é, eles permitem que a sucessão natural siga o seu curso em direção a uma cobertura vegetal (quase toda a floresta) semelhante àquela prevalecente antes do desmatamento feito por colonos: primeiro parcialmente, por colonos polinésios há cerca de 700 anos, segundo e quase completamente por colonos europeus, por volta dos anos 1850 em diante.

A mata nativa verde-escura cobre agora o promontório. Hugh e seus colegas removeram elementos estranhos que impedem seriamente o restabelecimento da flora e fauna nativa – estes elementos são algumas árvores e videiras exóticas competitivas e alguns animais gravemente deletérios, desde que a sua remoção seja prática. Do contrário, eles deixam as coisas sozinhas. Por exemplo, o tojo exótico é uma erva-daninha odiada na agricultura pastoril, mas é tolerada em Hinewai porque serve como um dossel temporário altamente eficiente para regeneração da mata nativa.

Corredores naturais inteiros agora vão do pico à costa, isso permite que vida selvagem e insetos se movam livremente pelo ambiente.

O Dr. Wilson viaja por toda a parte a pé ou de bicicleta. Ele não odeia tecnologia, ele só prefere não a usar quando pode evitar.

    Você viu?

    Ir para o topo