EnglishEspañolPortuguês

TAILÂNDIA TAILÂNDIA TAILÂNDIA TAILÂNDIA

Elefante escravizado para entreter turistas é abandonado para morrer de fome

,,,

16 de fevereiro de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA Bruna Araújo | Redação ANDA Bruna Araújo | Redação ANDA Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Viral Press | Daily Mail

O elefante Khun Pan tem 50 anos e foi explorado por toda a vida no parque turístico Chang Siam Park, em Chonburi, na Tailândia. Ele era obrigado a carregar turistas diariamente, mas com a chegada da Covid-19 e a proibição da entrada de turistas, os criadores de Khun Pan o abandonaram à própria sorte. Sem alimento e abrigo adequados, o elefante sofreu com a fome e com diversos ferimentos. Ele ficou tão debilitado que até mesmo suas presas de marfim começaram a rachar. Khun mal conseguia ficar de pé.

Foto: Viral Press | Daily Mail

Quando moradores da região descobriram a situação do animal, chamaram veterinários e alertaram autoridades ambientais. Especialistas que avaliaram o elefante, afirmaram que ele já estava à beira da morte, ele tinha apenas mais cinco dias de vida. Khun foi erguido e recebeu uma solução intravenosa para repor minerais. Todos os ferimentos do elefante foram tratados e pela primeira vez ele soube o que é receber cuidados e ser tratado com carinho e dedicação.

Foto: Viral Press | Daily Mail

O guardião do elefante foi identificado e disse que não consegue cuidar dele por que sem o turismo, não tem dinheiro para alimentar Khun Pan. Ele afirmou ainda que tem mais 37 elefantes sob sua guarda, mas Khun foi o que mais sofreu por ter idade avançada. Moradores estão se revezando para cuidar dos animais alimentando-os com bananas e canas-de-açúcar. Khun Pan está melhorando a cada dia, mas o seu quadro ainda é reservado. É preciso pensar ainda sobre o futuro do animal.

Foto: Viral Press | Daily Mail

A organização PETA emitiu uma nota afirmando que Khun Pan é um entre muitos dos elefantes escravizados e explorados na Tailândia e outros países asiáticos. “Os acampamentos de elefantes, que lucraram com o sofrimento dos elefantes por décadas, deveriam realojar os elefantes em santuários respeitáveis ​​como o BLES imediatamente antes de morrerem por negligência e fome. Há um reconhecimento crescente de que passeios de elefante para o lucro é eticamente indefensável”, reforçou a organização.

    Você viu?

    Ir para o topo