EnglishEspañolPortuguês

ANDA VERDE ANDA VERDE ANDA VERDE

Projeto Dedo Verde realiza nova ação e planta mais 72 árvores em São Pedro (SP)

,,

14 de fevereiro de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA Bruna Araújo | Redação ANDA Bruna Araújo | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação | Dedo Verde

O projeto ambiental Dedo Verde, uma parceria da ANDA com um grupo de moradores e ativistas da cidade de São Pedro (SP), realizou a 11ª ação neste domingo (14) e plantou mais 72 árvores em áreas degradadas do município. Até agora, cerca de 420 mudas de árvores foram plantadas desde dezembro.

A ação garantiu o reflorestamento de árvores frutíferas nativas e exóticas como manga, abacate, jaca, mamão, limão, graviola, caqui, nêspera, graviola, carambola, romã, kiwi e muitas outras em áreas verdes degradadas, matas ciliares e nascentes de São Pedro.

As ações de plantio já estão atraindo aves para os locais. Futuramente, as árvores melhorarão a qualidade do ar e ajudarão a restaurar os ecossistemas. O reflorestamento cria mais áreas de sombra e deixam o ambiente mais fresco, colaborando ativamente para combater as mudanças climáticas. As raízes das árvores também ajudam a estabilizar o solo.

Foto: Divulgação | Dedo Verde

Em defesa da natureza

A ANDA tem o compromisso de defender os direitos animais e os direitos da natureza. A luta pela preservação do planeta faz com que a ONG amplie cada dia mais sua área de atuação. A garantia do bem-estar e a sobrevivência de tudo e de todos que aqui habitam faz com que a ANDA empreenda esforços em novos projeto como o “Se essa rua fosse minha, eu mandava arborizar”. O objetivo é estimular o plantio de árvores em ruas e avenidas.

Foto: Divulgação | Dedo Verde

Para saber mais sobre o projeto, entre em contato através do [email protected].

Dedo Verde

A iniciativa nasceu informalmente no dia 06 de dezembro e é co-fundada pelo ator e ativista Haroldo Botta. Foi inspirada por uma ação em Brasília que propôs o plantio de 1 milhão de árvores em todo o Brasil. Atualmente, o grupo conta com mais de 50 pessoas do bem e dispostas a tornar o mundo um lugar mais verde e gentil. Foram realizados sete mutirões em sete domingos em São Pedro, mas a ideia é que o projeto seja expandido para outras cidades.

Ator e ativista Haroldo Botta veste camisa do projeto | Foto: Divulgação

As primeiras mudas foram doadas a partir de uma corrente do bem formada pelos próprios integrantes do projeto, uma floricultura e o Viveiro Municipal de Piracicaba, que inicialmente presenteou o Dedo Verde com 100 mudas. As ações são organizadas e articuladas através de um grupo no WhatsApp. Além de discutir a agenda dos mutirões de plantio, o grupo também funciona como uma ponte de diálogo para outros temas de extrema relevância como a causa animal.

ANDA Verde

Em 2017 – 2018, a ANDA comprou créditos de carbono do selo Gold Standard, o mais importante e o de maior qualidade disponível no mercado mundial. A compra compensada da ANDA ajudou a apoiar iniciativas socioambientais como o parque eólico Mare Manastir na Turquia, que produz energia limpa e gera renda para a construção de estradas e educação na comunidade local e o Projeto Fogão em Uganda.

A equipe da ANDA também é composta por 99% veganos e 1% de vegetarianos e ao abolir o consumo de carne e alimentos de origem animal, colabora, individualmente, para a economia de 5 milhões de litros de água e salvamos 5 mil metros quadrados de árvores por ano. A ANDA também já realizou uma parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, realizando plantio de árvores no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo.

    Você viu?

    Ir para o topo