EnglishEspañolPortuguês

SUSTENTABILIDADE SUSTENTABILIDADE SUSTENTABILIDADE

Queniana transforma plástico reciclado em tijolos mais resistentes que concreto

Os tijolos são feitos de plástico originalmente utilizado em embalagens de shampoo e leite,Os tijolos são feitos de plástico originalmente utilizado em embalagens de shampoo e leite,Os tijolos são feitos de plástico originalmente utilizado em embalagens de shampoo e leite

13 de fevereiro de 2021
Juliana Machado | Redação ANDA Juliana Machado | Redação ANDA Juliana Machado | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Yahoo News

Usando sua engenhosidade e suas habilidades de engenharia, Nzambi Matee encontrou uma maneira de ajudar o meio ambiente, transformando resíduos plásticos em materiais de construção.

Em 2017, Matee abriu uma fábrica em Nairobi chamada Gjenge Makers, onde funcionários misturam resíduos plásticos com areia e aquecem a mistura, resultando em um tijolo de cinco a sete vezes mais resistente que concreto. A fábrica recebe resíduos que outros locais “não podem mais processar, não podem reciclar”, disse Matee à Reuters. “Isso é o que temos.”

Os tijolos são feitos de plástico originalmente utilizado em embalagens de shampoo e leite, além de sacos de cereais e sanduíches, baldes e cordas.

Diariamente, Gjenge Makers produz em torno de 1.500 tijolos em diferentes tamanhos e cores. Matee é engenheira de materiais e projetou as máquinas da fábrica depois de ficar cansada de esperar que os funcionários do governo fizessem algo quanto à questão da poluição dos plásticos. “Eu estava cansada de ficar à margem”, disse ela à Reuters.

Desde sua inauguração, a Gjenge Makers já reciclou 20 toneladas de plástico, e Matee planeja aumentar a linha de produção que permitirá que a fábrica triplique sua produção.

    Você viu?

    Ir para o topo