EnglishEspañolPortuguês

AVANÇOAVANÇOAVANÇO

Califórnia introduz projeto de lei para proibir a caça a ursos-negros

A proibição estabeleceria um precedente excepcional, além de proteger a frágil população de ursos negros no estado,A proibição estabeleceria um precedente excepcional, além de proteger a frágil população de ursos negros no estado,A proibição estabeleceria um precedente excepcional, além de proteger a frágil população de ursos negros no estado

6 de fevereiro de 2021
Ana Luiza de Moraes Correa | Redação ANDA Ana Luiza de Moraes Correa | Redação ANDA Ana Luiza de Moraes Correa | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Imagem de urso negro
Foto: Pixabay

Um projeto de lei introduzido na Califórnia acabaria com o troféu para caça a ursos negros no estado, de acordo com as notícias dadas pela Sociedade Humana dos Estados Unidos (Humane Society of the United States (HSUS).

Introduzida pelo senador estadual Scott Wiener, seria a primeira lei deste tipo nos Estados Unidos.

A proibição estabeleceria um precedente excepcional, além de proteger a frágil população de ursos negros no estado. Frequentemente, caçadores vencedores de troféus mantam mais de 1.000 ursos no estado.  Os incêndios florestais que devastaram a área no ano passado também ameaçaram o habitat natural do urso.

“Nos últimos anos, os ursos negros enfrentaram uma perda de habitat sem precedentes devido às mudanças climáticas e incêndios florestais, e a contínua caça esportiva na Califórnia faz a sobrevivência uma escalada ainda mais desafiadora”, disse o Senador Wiener. “É hora de pararmos essa prática desumana de uma vez por todas.”

A legislação proibiria a prática esportiva da caça de ursos negros. A lei permite exceções em casos de segurança humana, propriedade pública, gado, pesquisa científica e espécies ameaçadas.

“Californianos valorizam profundamente o meio ambiente e têm mostrado cada vez mais que eles não desejam ver seu icônico ser selvagem perdido para o esporte”, disse Sabrina Ashjian, diretora estadual da Sociedade Humana dos Estados Unidos. Ao aprovar a lei da proteção ao urso, a Califórnia solidifica sua posição como líder na proteção de recursos naturais e poupa milhares de majestosos e amados ursos negros de uma morte desnecessária.

Nenhuma restrição na prática da caça à ursos negros teve espaço até 1948, quando oficiais classificaram como “jogos animais” que poderiam ser praticados por indivíduos com licença durante certas estações. Em 1968, oficiais limitaram o número de ursos por ano que poderiam ser caçados de dois para um e, em 1970, foi proibida à caça às mães e seus filhotes. Entretanto, caçadores frequentemente matam as mães sem querer, pois podem deixar seus filhotes se são perseguidos ou chegarem perto de um local de isca.

A caça aos ursos não reduz interações ou conflitos entre humanos e ursos. É apenas um “esporte” cruel que causal um sofrimento imensurável à tantos ursos.

Assine a petição que demanda os Estados Unidos, Canadá, e Rússia a fazer tudo que está em seu poder para banir o troféu à caça de ursos-polares.

    Você viu?

    Ir para o topo