EnglishEspañolPortuguês

Novo documentário explora relação entre pecuária e doenças zoonóticas

3 de agosto de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Filme com produção executiva de Joaquin Phoenix e Rooney Mara é dirigido por Keegan Kuhn, de “Cowspiracy”, e Alex Lockwood, de “73 Cows”

Um documentário intitulado “The End of Medicine”, dirigido pelos cineastas Keegan Kuhn, de “Cowspiracy”, e Alex Lockwood, de “73 Cows”, ganhou um reforço – a participação de Joaquin Phoenix e Rooney Mara na produção executiva.

O filme que explora a relação entre a pecuária e o surgimento de doenças zoonóticas começou a ser produzido em outubro de 2019, ou seja, antes da disseminação global do novo coronavírus, e deve ser lançado até o final do ano.

“The End of Medicine”, que também aborda o surgimento de doenças associadas à caça e captura de animais, promete trazer depoimentos das maiores referências mundiais em doenças que se espalham de animais para humanos e vice-versa – abordando gripe suína, gripe aviária, covid-19 e outras doenças zoonóticas.

Além disso, discute o o surgimento das chamadas superbactérias. O título do filme é uma referência ao fato de que hoje medicamentos como antibióticos estão se tornando ineficazes por causa da crescente resistência das bactérias que se desenvolvem em ambientes onde criamos e confinamos animais com fins de abate e consumo.

“Pecuária moderna continuará a nos deixar doentes”

Falando sobre o filme ao Deadline, Alex Lockwood disse que estamos nos tornando cada vez mais conscientes da ameaça que as doenças zoonóticas representam. No entanto, ele lamenta que governos e a grande mídia estão concentrados apenas no combate, ignorando a importância da prevenção.

“Com este filme, esperamos esclarecer até que ponto a pecuária e a destruição ambiental contribuem para essas ameaças emergentes. Também esperamos levantar o véu sobre como as questões de injustiça racial e doenças estão intrinsecamente ligadas.”

Rooney Mara disse esperar que “The End of Medicine” seja capaz de abrir os olhos dos espectadores e de acender uma centelha de vontade em mudar nossos hábitos.

“A ciência é irrefutável. A pecuária moderna continuará a nos deixar doentes se não mudarmos radicalmente nossos padrões de consumo.”


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo