EnglishEspañolPortuguês

Empresa cobre geleira com mantas brancas para retardar derretimento

12 de julho de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Imagem de uma geleira
Pixabay

Uma lona ampla se desenrola, ganhando velocidade enquanto segue geleira abaixo sob a neve cintilante. O verão chegou e o gelo alpino está sendo protegido do aquecimento global.

Localizada no norte da Itália, a geleira Presena perdeu mais de um terço de seu volume desde 1993.

Quando a temporada de ski termina e os teleféricos encerram suas atividades, conservacionistas correm para tentar conter o derretimento da geleira, utilizando lonas brancas, que refletem a luz solar.

“Essa área está encolhendo continuamente, então nós cobrimos o máximo possível”, explica Davide Panizza, 34, diretor da Carosello-Tonale, empresa que realiza este trabalho.

De 30.000mde área coberta no início do projeto em 2008, hoje o time posiciona 100.000m2 de lonas. Tudo isso por iniciativa própria, sem apoio externo e sem alarde.

“A cobertura é uma manta geotêxtil que reflete a luz solar, mantendo a temperatura interna menor do que a externa; preservando, assim, o máximo de neve possível”, disse Davide à AFP.

Na fronteira entre a Lombardia e as regiões de Trentino Alto Adige, trabalhadores desenrolam as lonas em longas faixas de neve, a uma altitude de 2.700 a 3.000m.

Sob um céu azul cristalino, a equipe se movimenta metodicamente pela montanha, para esticar as lonas e costurá-las umas nas outras, garantindo assim que nenhuma corrente de ar quente entre por baixo. Sacos de areia, por sua vez, atuam como pesos contra o vento.

Uma vez instaladas, as lonas, que medem 70m x 5m, logo se fundem com a neve, tornando-se praticamente imperceptíveis.

“Há sistemas para cobrir geleiras similares ao nosso na Áustria, mas a superfície a ser coberta é muito menor”, diz Panizza.

O material produzido na Áustria custa até 400 euros (450 dólares) cada, e são necessárias seis semanas para a instalação – e mais seis para retirá-las antes do inverno chegar.

Franco del Pero, 48, lidera a operação e diz que melhorias tecnológicas significam lonas mais modernas, que protegem melhor do que versões anteriores.

“Quando removemos a cobertura em Setembro e constatamos que fizeram seu trabalho, nos sentimos orgulhosos”, diz ele.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo