EnglishEspañolPortuguês

Governo finlandês investe na produção de carne vegana

3 de julho de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Imitação de carne a partir da aveia produzida pela empresa Gold&Green, uma das parceiras da iniciativa na Finlândia | Pixabay

A estatal finlandesa VTT e a Universidade de Helsinque firmaram uma parceria para produzir novos tipos de carne vegana, priorizando ingredientes que ainda não estão sendo muito bem explorados pela indústria de alternativas à carne. A princípio, será investido o equivalente a pelo menos R$ 12,6 milhões.

“O objetivo é desenvolver alternativas à proteína animal saudáveis, atraentes e sustentáveis. As mudanças climáticas e os recursos naturais limitados estão desafiando a segurança alimentar da crescente população. O suprimento de proteína é, neste aspecto, o mais crítico”, frisa a estatal VTT.

Como a aveia e o feijão-fava são típicos da culinária finlandesa, a intenção é explorar esses ingredientes e alguns outros para alavancar o desenvolvimento de imitações de carne.

“A indústria de alimentos finlandesa está em uma posição única para liderar a transição para um sistema alimentar mais baseado em vegetais, alinhado com os objetivos nacionais e europeus”, diz o coordenador do projeto, Nesli Sözer, da VTT, acrescentando que qualidade em sabor e textura é uma prioridade.

O projeto que teve início em junho envolve cadeia de produção, partindo das matérias-primas até o desenvolvimento dos produtos, assim como pesquisa de mercado e de consumo. ”A meta também é utilizar tecnologias combinadas de extrusão úmida e bioprocessamento para modificar o sabor e a textura, o que faz parte de uma nova abordagem”, garante o gerente de projetos da VTT, Kaisu Honkapää.

E acrescenta: “Nossa missão é elevar as exportações de produtos à base de vegetais a novos níveis.”

Saiba Mais

A lista de empresas finlandesas que estão participando do projeto inclui a Apetit & Avena Nordic Grain, Compass Group Suomi, Fazer, Foodwest, Gold&Green Foods, Lihel, Raisio, Ultima e West Mills.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo