EnglishEspañolPortuguês

Tubarão-baleia é salvo por mergulhadores nas Maldivas

14 de fevereiro de 2020
3 min. de leitura
A-
A+

Os mergulhadores persistiram por cerca de 10 minutos, até finalmente poderem cortar a corda e libertar o animal


 

Caters New Agency

Recentemente, uma equipe de mergulhadores registrou o momento em que tenta  salvar um tubarão-baleia gigante que havia sido pego em um pedaço grosso de corda.

Simone Musumeci e Antonio Di Franca, que administram uma agência de excursões de mergulho, levaram um grupo para as águas da ilha de Fuvahmulah, nas Maldivas, em dezembro do ano passado.

Foi lá que eles avistaram um tubarão-baleia com uma corda grossa amarrada em seu corpo.  Nas filmagens subaquáticas, o tubarão, que para eles, parece ter mais de um metro e meio de comprimento, pode ser visto nadando à distância e possui uma corda de pesca grossa entre a cabeça e as nadadeiras.

Caters New Agency

O vídeo encerra quando o grupo pega a corda que envolve o animal, enquanto ele continua nadando na água, arrastando os mergulhadores com ele.

No entanto, segundo o site Daily Mail (10), os mergulhadores persistem, até finalmente poderem cortar a corda cerca de 10 minutos depois. Assim, o animal é libertado, com cortes profundos e marcas brancas em função da corda que estava cortando sua pele.  Após, o tubarão começa a nadar para longe enquanto um dos mergulhadores estende a mão para tocar carinhosamente sua nadadeira, finalizando o vídeo.

Simone, que dirige a empresa de turismo Macana Maldives, relatou ao site que enquanto os mergulhados estavam voltando para o barco, o guia que estava a bordo gritou “tubarão-baleia”.

Ela declarou ao site Daily Mail: “Coloquei minha máscara de respiração imediatamente e olhei embaixo da água e vi o animal nadando em nossa direção com uma corda enorme em volta do pescoço. Foi então que a equipe decidiu mergulhar e ajudar”.

Simone acrescentou: “Demoramos cerca de dez minutos para libertar o tubarão. Ele nos arrastava enquanto segurávamos a corda, a uma profundidade de cerca de 14 metros. Quando a corda finalmente se soltou, o animal ficou parado por um momento, como se percebesse que estava livre, depois nadou lentamente para baixo nas profundezas do mar”.

Ela ainda relata, que alguns instantes depois, o animal apareceu novamente e nadou mais perto deles “como se quisesse agradecer”.

Caters New Agency

Donatella Moica, diretora de marketing e comunicação da Macana Maldives, disse: “Não poderíamos descobrir como o tubarão foi pego na corda”, uma vez que os tubarões-baleia viajam grandes distâncias e o acidente com a corda pode ter acontecido  longe das Maldivas. “Com certeza já arrastava a corda há algum tempo, considerando as marcas ao redor do corpo”, concluiu ela.

Confira o vídeo  AQUI

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo