EnglishEspañolPortuguês

Oficiais em toda a China são filmados matando cães por causa do coronavírus

14 de fevereiro de 2020
3 min. de leitura
A-
A+

Até agora, no entanto, nenhuma evidência comprova que o vírus pode ser transmitido por animais domésticos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde


 

Imagens do vídeo

Recentemente, cidadãos e oficiais comunitários de várias partes da China, foram acusados ​​de espancar animais domésticos ou animais em situação de rua até a morte, na frente de moradores, durante campanhas para impedir a propagação do coronavírus.

Até agora, no entanto, nenhuma evidência comprova que o vírus pode ser transmitido por animais domésticos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Novos vídeos divulgados pretendem capturar os homens que são vistos matando cães com varas de madeira. Um dos vídeos, compartilhado pela instituição animal chinesa, Chengdu, mostra um labrador preto na cidade Chengdu, província de Sichuan, sendo espancado por quatro oficiais de uma comunidade, no dia 12/02, segundo a instituição.

Confira as imagens da agressão (Cenas Fortes):

Nas imagens, o animal não estava atacando ninguém e apenas aguardava seu tutor numa rua quando os oficiais cercaram e atacaram o cão. Quando o tutor do cachorro chegou, o animal já estava morto.

A respeito de um outro caso, o vídeo mostra um policial no condado de Yongjia, província de Zhejiang, batendo em um cachorro na beira da estrada, também usando uma vara de madeira. Nas imagens, o policial aparece vestido com uma máscara para que não seja reconhecido.

Confira o vídeo da agressão (Cenas Fortes):

Um outro caso ocorreu dia 13, na vila de Huangsha, onde ativistas de direitos animais alegam que policiais mataram todas as galinhas e cães depois que dois visitantes da comunidade foram diagnosticados com o vírus no dia 10/02.

No dia 12, um vídeo fornecido ao MailOnline mostrou um trabalhador espancando um cão  na cidade de Nanchong, na província de Sichuan, segundo ativistas.

As comunidades de todo o país supostamente ordenaram que os cidadãos se livrassem de seus animais domésticos ou os mesmos correm o risco de serem assassinados – em meio a temores de que os animais também pudessem pegar e transmitir a doença.

Os temores generalizados foram despertados pelos comentários de uma das maiores especialistas da China em doenças infecciosas, Li Lanjuan, membro da equipe sênior da Comissão Nacional de Saúde da China. Ela declarou no mês passado que os animais domésticos também precisariam ficar em quarentena caso tenham sido expostos a pacientes com coronavírus.

Mais tarde, autoridades da China comunicaram que houve um erro de interpretação no comunicado da especialista, mas muitos animais já haviam sido mortos e abandonados. A organização de bem-estar animal Humane Society International (HSI) condenou o comportamento dos trabalhadores chineses de Sichuan que estão capturando e agredindo animais até a morte.

A porta-voz da HSI, Wendy Higgins, disse ao Daily Mail (12): “Qualquer evidência de animais sendo espancados até a morte na rua é extremamente angustiante, independentemente das circunstâncias”.

E completou: “Se esses vídeos realmente mostram cães sendo brutalmente mortos na China por um medo injustificado de espalhar o coronavírus, então é duplamente perturbador”.

“Os oficiais da comunidade devem ser encarregados de passar informações precisas e cientificamente apoiadas ao público neste momento, e não de realizar assassinatos cruéis e sem sentido de cães. O conselho da Organização Mundial de Saúde de que não há evidências de que cães e gatos possam estar infectados com o vírus precisa ser ouvido em toda a China”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo