EnglishEspañolPortuguês

Animais atropelados recebem próteses para bicos e patas em SP

14 de fevereiro de 2020
2 min. de leitura
A-
A+

Cerca de 10 animais já foram beneficiados pelas próteses em Barretos, no interior de São Paulo


Animais silvestres atropelados recebem próteses e garantem qualidade de vida após serem resgatados e tratados por veterinários de Barretos, no interior de São Paulo.

Foto: Maria Ângela Panelli/Arquivo Pessoal

“Recebemos, tratamos e reabilitamos todas as espécies resgatadas. A ideia é seguirmos juntos nessa parceria, visando o bem-estar dos animais”, explicou ao G1 Maria Ângela Panelli, que trabalha em parceria com o biólogo Guilherme Soares e o presidente da ONG Renascer, Paulo Roberto Nunziata.

A maior parte dos mamíferos resgatada é vítima de atropelamento. “Já as aves sofrem com acidentes e colisões em construções, resultado da expansão urbana”, disse a veterinária.

Próteses para bicos e patas amputadas acidentalmente são usadas em aves e mamíferos. “Já realizamos cerca de 10 procedimentos assim. A maioria dos animais não retorna à natureza, pois há riscos de perder as próteses. No entanto, garantimos uma vida mais confortável”, afirmou.

Foto: Maria Ângela Panelli/Arquivo Pessoal

A reabilitação de uma curicaca encontrada com uma fratura na perna foi marcante para a veterinária. “A fratura era antiga, então tivemos que colocar um fixador externo por 21 dias. Com isso conseguimos reabilitar e devolver a ave à natureza, foi muito emocionante”, contou.

O custo médio de cada cirurgia varia de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. “No Brasil, o uso de próteses em animais ainda é raro, por isso o procedimento tem custo elevado”, concluiu.

Foto: Maria Ângela Panelli/Arquivo Pessoal

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo