EnglishEspañolPortuguês

Mais de 20 mil coalas morrem nos incêndios que devastam ilha na Austrália

7 de janeiro de 2020
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: AP
Foto: AP

Equipes de resgate estão procurando freneticamente em toda Ilha Kangaroo (Ilha dos Cangurus) em busca de animais feridos em meio a temores de que mais da metade de sua população de 50 mil coalas pereceu no incêndio devastador que tomou conta da região na sexta-feira (03).

Milhares de corpos carbonizados de animais nativos estavam espalhados pela rodovia West End, incluindo cangurus e coalas, depois que os animais tentaram escapar do inferno das chamas no Parque Nacional Flinders Chase.

Sam Mitchell, co-proprietário do Parque da Vida Selvagem da Ilha Kangaroo, disse que sua equipe está resgatando sobreviventes o mais rápido possível, antes do agravamento das condições nos próximos dias.

“Não resta comida, para aqueles animais que não morreram no incêndio, muitos morrerão de fome”, disse ele ao The Advertiser.

Mitchell disse que a ilha “passou de um extremo ao outro”, lembrando sugestões de que os coalas da ilha deveriam ser mortos nos últimos anos.

“Muitos coalas pereceram nos incêndios, pessoas se referiam a eles como pragas agora eles estão perecendo aos milhares”, disse ele.

Mitchell disse que pode levar anos para a vida selvagem nativa se recuperar.

Uma página do GoFundMe (site de arrecadação de fundos) criada para tratar animais feridos no parque levantou mais de 155 mil dólares.

Foto: Kangaroo Island Wildlife Park
Foto: Kangaroo Island Wildlife Park

O bombeiro Rick Fisher disse que muitos dos sobreviventes eram filhotes órfãos que se aproximaram dele em busca de conforto.

Vários tiveram que ser sacrificados devido a ferimentos graves, queimaduras ou danos no sistema respiratório.

Fisher disse que viu as chamas atravessarem plantações próximas.

“Você só pode encontrar os coalas feridos na beira da plantação. Todos os que estavam no chão foram mortos instantaneamente”, disse ele.

Enquanto isso, uma proibição total de incêndios foi declarada em toda a Ilha Kangaroo, enquanto as equipes do Corpo de Bombeiros do país correm para conter as áreas que ainda queimam antes das condições de deterioração piorarem esta semana.

O clima mais frio e a chuva no sábado e domingo trouxeram algum alívio, com o foco dos habitantes locais voltando-se para a avaliação e recuperação de danos.

Mas as autoridades impuseram a proibição de incêndio para segunda-feira (06), com previsão de que as temperaturas em todo o Sul da Austrália aumentassem acima dos 30° na quarta-feira (08).

Um aviso de alerta permanece em vigor para a metade ocidental da ilha, com a borda leste do campo de fogo se estendendo do norte à costa sul.

Foto: Kangaroo Island Wildlife Park
Foto: Kangaroo Island Wildlife Park

Mais de 155 mil hectares foram queimados em um perímetro de 300 quilômetros, incluindo grandes partes do Parque Nacional Flinders Chase, com muitas casas, fazendas e outros edifícios perdidos junto com a infraestrutura de turismo e serviços.

Duas vidas também foram perdidas como o piloto Dick Lang, 78, e seu filho de 43 anos, Clayton Lang, mortos quando o carro ficou preso pelas chamas perto de Parndana.

Entre essas propriedades danificadas, estavam o luxuoso Southern Ocean Lodge, na costa oeste, e os clubes de futebol e netball dos distritos ocidentais.

A Estação de Tratamento de Água do Middle River também foi danificada, levando a Companhia de Abastecimento de água da Austrália do Sul a pedir aos moradores da ilha que limitassem o uso da água ao essencial.

A usina foi usada para abastecer Kingscote, Parndana e áreas adjacentes com água que agora está sendo retirada da Usina de Dessalinização de Penneshaw.

Foto: Kangaroo Island Wildlife Park
Foto: Kangaroo Island Wildlife Park

Cerca de 600 propriedades permanecem sem energia, com a SA Power Networks (fornecedor de energia) trabalhando para restaurar serviços.

O CFS (Country Fire Service), Serviço de Combate ao Fogo do País, disse no domingo que, embora as condições de perigo em toda a ilha tenham diminuído, a ameça não acabou.

“Ainda existem manchas de fogo ativo ao longo da borda, especialmente na área em torno de Stokes Bay”, disse o CFS.

“Os moradores precisam ficar alertas para novos incêndios em sua área. Existe o potencial de surtos de fogo, à medida que os ventos aumentam à tarde e o risco aumenta no final da semana com um clima mais quente e ventoso”.

Aviões de bombardeio de água continuarão a trabalhar na zona de incêndio nos próximos dias, à medida que as equipes de terra lidarem com novos incêndios e realizarem operações de limpeza.

Cerca de 80 funcionários da Força de Defesa Australiana também chegaram à ilha quando o governo do estado nomeou o oficial da vida selvagem Mike Williams para liderar a recuperação.

O executivo sênior do Serviço Nacional de Parques e Vida Selvagem foi nomeado coordenador local de recuperação para apoiar os moradores, à medida que eles atendem às suas necessidades nas próximas semanas e meses.

“Esta é uma tragédia sem precedentes para a comunidade da Ilha Kangaroo, que agora está enfrentando um esforço de recuperação em uma escala nunca vista antes na ilha”, disse Michelle Lensink, ministra dos Serviços Humanos da SA.

“Sua nomeação reconhece os desafios únicos que a Ilha Kangaroo enfrenta ao iniciar o processo de recuperação, incluindo isolamento geográfico, perdas em relação à população, impactos na atividade econômica local e bem-estar da comunidade”.

Os residentes afetados pelo incêndio também terão direito a ajuda para lidar com as dificuldades de 280 dólares para cada adulto e até 700 dólares para uma família. Os valores são para ajudar com suas necessidades imediatas, incluindo roupas e medicamentos. As informações são do Daily Mail.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo