EnglishEspañolPortuguês

Ameaçadas de extinção, vaquitas são vistas no Golfo da Califórnia pela Sea Shepherd

14 de setembro de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Avistamento é considerado positivo porque há uma estimativa de que não existam mais do que 19 vaquitas no mundo


Por David Arioch


Proximidade da espécie com a total extinção é consequência da pesca de totoaba, espécie de peixe com bexigas natatórias que têm alto valor comercial na China (Foto: Sea Shepherd)

A organização em defesa da vida marinha Sea Shepherd informou esta semana que nos dias 10 e 20 de agosto, e também no último dia 3, encontrou duas vaquitas no Golfo da Califórnia, no México. O avistamento é considerado positivo porque há uma estimativa de que não existam mais do que 19 vaquitas no mundo.

A proximidade da espécie com a total extinção é consequência da pesca de totoaba, espécie de peixe com bexigas natatórias que têm alto valor comercial na China.

Desde 2015, a Sea Shepherd vem realizando patrulhamento na área que é protegida pela União Federal e reconhecida pela Unesco como um refúgio da vida marinha. Por isso é proibida a pesca na região. Ainda assim, pescadores ilegais seguem instalando redes de emalhar, que acabam capturando e matando espécies em risco de extinção.

Em março, o Comitê Internacional para a Recuperação da Vaquita (Cirva) publicou um relatório informando que a cada ano cai o número de vaquitas, e que elas podem desaparecer se medidas mais enérgicas não forem tomadas.

Em reação à situação, o diretor Richard Ladkani e o ator e produtor Leonardo DiCaprio uniram forças para produzir o documentário “Vaquita – Sea of Ghosts”, que foi aclamado no Sundance Film Festival, em Park City, Utah, em fevereiro.

Saiba Mais

A vaquita tem um metro e meio e pesa cerca de 50 quilos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo