EnglishEspañolPortuguês

Focos de queimada na Amazônia superam média histórica de agosto

26 de agosto de 2019
4 min. de leitura
A-
A+

Dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados no domingo (25), concluíram que, mesmo antes de finalizar o mês, agosto já registra mais focos de queimada na Amazônia que a média dos últimos 21 anos.

Incêndio no Estado de Rondônia Foto: Greenpeace/ Divulgação

Foram registrados 25.934 focos de incêndio no bioma amazônico em apenas 25 dias do mês de agosto. O número está acima da média da série histórica para o mês, que registrou, entre 1998 e 2018, 25.853 focos. As informações são do G1.

Embora a diferença seja pequena, o pesquisador do Programa Queimadas do Inpe, Alberto Setzer, reforçou que o crescimento fez com que o mês de agosto ultrapassasse a média. E esse aumento deve ficar ainda mais acentuado, já que falta uma semana para o fim do mês.

A especialista em queimadas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar, considera que os dados de agosto confirmam os alertas do Deter de junho e julho sobre o desmatamento que está diretamente relacionado com às queimadas.

Governo foi alertado antes do ‘dia do fogo’

No dia 7 de agosto, três dias antes do “dia do fogo” ser colocado em prática em Novo Progresso (PA) por mais de 70 sindicalistas, produtores rurais, comerciantes e grileiros, o Ministério Público Federal (MPF) do Pará oficiou o Ibama para comunicar que produtores rurais pretendiam realizar uma queimada como forma de demonstrar apoio ao presidente Jair Bolsonaro e as suas propostas de ataque à agenda ambiental. A documentação (veja abaixo) comprova que o alerta, ignorado pelo governo, foi feito pelo MPF.

O ofício cobrava que o Ibama fizesse um plano de contingência em caso de “confirmação do referido evento”. O jornal Folha do Progresso divulgou o plano dos fazendeiros de promover as queimadas.

Uma das páginas de ofício enviado pelo MPF ao Ibama (Foto: Ed.Globo)

O Ibama respondeu o ofício, no dia 12 de agosto, e afirmou que “a Coordenação de Operações de Fiscalização e o Núcleo de Inteligência da Superintendência do Pará haviam sido comunicadas sobre a iminência dos incidentes e ressalta que devido aos diversos ataques sofridos e à ausência do apoio da Polícia Militar do Pará” as ações de fiscalização estavam prejudicadas por “envolverem riscos relacionados à segurança das equipes em campo”.

No documento, assinado pelo gerente executivo substituto do Ibama, Roberto Victor Lacava e Silva, consta também que já haviam sido “expedidos ofícios solicitando o apoio da Força Nacional de Segurança”. O órgão ambiental afirma que não teve resposta sobre o pedido. Informações divulgadas pelo Globo Rural dão conta de que o MPF do Pará relatou ataques sofridos por funcionários do Ibama por parte de madeireiros e grileiros, sem proteção policial.

Países do G7 decidem ajudar a Amazônia

Durante reunião no sul da França, os países do G7 concordaram em ajudar as nações afetadas pelas queimadas na Amazônia. Eles prometeram agir “o mais rápido possível”, conforme anunciou no domingo (25) o presidente francês, Emmanuel Macron.

“Há uma convergência real para dizer que todos concordamos em ajudar os países afetados por esses incêndios o mais rápido possível”, disse Macron, que é anfitrião da cúpula de países industrializados na cidade de Biarritz.

Emmanuel Macron, presidente da França (Foto: Mario De Fina /Fotoarena/Folhapress)

Macron afirmou que, diante dos pedidos de ajuda, feitos especialmente pela Colômbia, “nós devemos estar presentes”. Na sexta-feira (23), o presidente da França criticou a “inação” de Bolsonaro no combate às queimadas.

A pauta do reflorestamento, que deve ser executada a longo prazo, também foi abordada, de acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo. Segundo Macron, “várias sensibilidades foram expressas em torno da mesa”.

“Mas o desafio da Amazônia para estes países e para a comunidade internacional é tal – em termos de biodiversidade, oxigênio, luta contra as mudanças climáticas – que nós precisamos fazer esse reflorestamento”, disse o presidente francês.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo