EnglishEspañolPortuguês

PL prevê guarda unilateral ou compartilhada de animais em casos de separação litigiosa

18 de julho de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

O autor da proposta, Juninho do Pneu (DEM-RJ) defende que é um tema que merece atenção especial porque envolve sentimento | Foto: Pixabay

Apresentada na Câmara dos Deputados no último dia 12, uma proposta legislativa do deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ) defende que em caso de separação litigiosa de casal, seja considerada na dissolução tanto a guarda unilateral quanto compartilhada do animal, ponderando o que é melhor para ele.

Segundo Juninho do Pneu, o Projeto de Lei (PL) 4099/2019 é uma evolução na consideração do bem-estar animal, já que prevê não apenas o que é mais saudável em relação à tutela após separação judicial litigiosa, mas também cobra “prestação de alimentos ao animal doméstico”.

Sobre a justificativa para o PL, o deputado diz que o tema tem sido cada vez mais discutido no âmbito judiciário e que por isso já é mais do que hora de se criar uma lei que ampare esse tipo de situação.

“Os animais são muito importantes para as famílias atuais. Segundo o IBGE, existem mais famílias com gatos e cachorros (44%) do que com crianças (36%). Países como França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos já contam com legislação sobre o tema”, explica.

Juninho do Pneu aponta que é um tema que merece atenção especial porque envolve sentimento. “Vejo necessidade do parlamento se debruçar neste tema. É um tema do momento, da pós-modernidade”, reforça.

E acrescenta: “É inevitável a presente proposta para suprir uma lacuna na norma jurídica brasileira e conduzir para uma melhor pacificação familiar na condução da dissolução litigiosa.”


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo