EnglishEspañolPortuguês

Em cinco anos, Prefeitura de Arraial do Cabo (RJ) pretende castrar todos os animais abandonados

3 de julho de 2019
3 min. de leitura
A-
A+

Por David Arioch

Projeto de castração faz parte de um projeto da prefeitura para acabar com o abandono animal na cidade (Foto: Reprodução)

Devido ao lamentável episódio ocorrido na última sexta-feira (28) em que 11 gatos foram encontrados mortos nos arredores do Pesqueiro da Praia Grande, a Prefeitura de Arraial do Cabo informa que repudia toda e qualquer ação de maus-tratos contra animais e diz que segue acompanhando o desdobramento do caso. A denúncia ainda não foi oficializada junto à Polícia porque os resultados dos laudos que comprovam envenenamento ainda não saíram.

“Ciente que é função da Saúde realizar um Programa Municipal de Controle de Cães e Gatos, previsto na lei federal nº 13.426 de 30 de março de 2017, a Prefeitura realiza ações desde 2018 para viabilizar a castração gratuita no município”, destacou a prefeitura em comunicado.

No dia 26 de junho ocorreu uma reunião técnica para a apresentação do Projeto Arquitetônico da UCA (Unidade de Castração e Atendimento Veterinário), feito pelos arquitetos Rodrigo Garcia e Natasha Mureb, que terá sua sede estrategicamente posicionada entre os distritos de Monte Alto e Figueira.

A reunião foi sediada na Fundação Municipal do Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência e Tecnologia, e o projeto surgiu de uma demanda da população, em especial dos protetores de animais de Arraial do Cabo, que necessitam de uma solução definitiva com relação ao número de animais abandonados e da reprodução descontrolada de cães e gatos.

A iniciativa atenderá a política municipal de controle de natalidade de cães e gatos, que vem sendo desenvolvida sob a coordenação de Thais Fantauzzi, com o apoio técnico na elaboração do projeto por meio da Diretoria de Estudos e Projetos, Ana Nunes. E ainda, com a formação da comissão de Estudos e Gestão da UCA que é composta por Santiago e Tatiana Dantas.

Foi locado um prédio na divisa entre Monte Alto e Figueira, a uma quadra da Avenida Principal. “Estamos em fase final do projeto arquitetônico, desenvolvido por dois urbanistas com grande expressão na região. Há uma enorme sensibilidade do Secretário de Saúde à causa. Esteve sempre aberto, assim como o prefeito, a discutir soluções para este descontrole populacional de animais”, comenta Thais, que também é protetora de animais, mentora do Projeto da UCA e coordena a Comissão de Estudos e Gestão da Unidade. Além disso, é membro da comissão de Proteção Animal da OAB de Cabo Frio e Arraial do Cabo.

E acrescenta: “Também é função precípua da saúde o fortalecimento do combate às zoonoses. Pretendemos que em cinco anos não exista mais nenhum gato ou cão de rua sem estar devidamente castrado. Não permitiremos abandono.”

O Secretário de Saúde, Antônio Carlos (Kafuru), também esteve presente, já que a pasta está com o projeto do Castramóvel em andamento, que visa castrar animais de ruas. O pedido já está na planilha de acompanhamento de processos para pedido dos recursos para duas unidades do Castramóvel junto à Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado desde o final do ano passado. A previsão é que seja licitado ainda este mês e a expectativa é que seja implantado no início de setembro.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo