EnglishEspañolPortuguês

Audiência pública irá debater envenenamento de cerca de 100 animais em MG

28 de junho de 2019
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

Uma audiência pública será realizada na próxima semana em Ouro Fino (MG) para discutir os casos de envenenamento de aproximadamente 100 animais na cidade. O objetivo do evento é buscar soluções junto à população e a órgãos fiscalizadores. Proposta pela Comissão de Defesa dos Animais, da Câmara Municipal, a audiência será realizada na próxima terça-feira (2), às 19h. O evento ocorrerá na sede do Legislativo e será aberto ao público.

As mortes foram denunciadas pela Associação Amigos dos Animais de Ouro Fino, conhecida como Alquimia, através de um boletim de ocorrência.

“Sempre acontece, mas nos últimos três meses está demais. Só ontem eu registrei boletim de ocorrência de 20 gatos e uma cachorra”, conta a secretária da ONG, Sandra Luz Almeida. Segundo ela, não é possível contabilizar ao certo o número exato de casos, já que muitas pessoas não entendem que se trata de um crime e, por isso, não denunciam. “As pessoas não fazem denúncia. Em nossas páginas nas redes sociais, todo dia tem novos casos”, afirma. As informações são do Correio Braziliense.

A suspeita dos moradores é de que esteja sendo oferecido alimento envenenado com chumbinho, substância que tem a comercialização proibida em todo o país. “Na quarta-feira, envenenaram um gato, tinha um pedaço de linguiça com chumbinho dentro”, afirma Sandra.

Ao ingerir o veneno, os animais apresentam convulsão. Nem sempre é possível salvar a vida do animal, isso porque a maior parte dos criminosos age durante a noite, dificultando o socorro e até impedindo, muitas vezes, que o tutor perceba que o animal está sofrendo envenenamento.

Diante de tantos casos, o presidente da Comissão Permanente de Proteção e Defesa dos Direitos Animais, Vanderlei Candido de Almeida (PR), decidiu solicitar uma audiência. “Coloquei o requerimento na Câmara e teve aprovação unânime. Agora temos que discutir qual medida tomar”, diz Almeida.

Além da preocupação com a integridade física e a vida dos animais, o vereador se preocupa também com a possibilidade de crianças, por engano, ingerirem o veneno. “Tenho preocupação ainda de alguma criança comer. Temos certeza de que vamos sanar esse problema aqui na cidade”, explica.

O debate deve contar com a presença de autoridades como a Polícia Ambiental, o Instituto Mineiro da Agropecuária e fiscais da prefeitura. “Vamos tentar unir forças. Ouvindo todos vamos pensar em quais medidas devemos tomar”, afirma o presidente da Comissão.

A ONG Alquimia reforça ainda a importância de medidas educativas para conscientizar a população sobre os casos de envenenamento. A construção de um local para abrigar animais abandonados, protegendo-os dos riscos das ruas, e de um hospital veterinário, além de programas de castração, também são apontadas pela entidade como medidas necessárias.

“A ONG tem que andar junto com a comissão, junto com a prefeitura. Precisamos de apoio deles”, exclama a secretária Sandra Luz.

Investigação

De acordo com a Polícia Civil, o caso de envenenamento em massa de animais em Ouro Fino está em situação de diligência. A falta de provas, no entanto, tem sido um problema que está dificultando a identificação dos autores do crime.

“Por enquanto não temos suspeita alguma de quem seja o autor. Não temos testemunhas, nem imagens que comprovem. O que eu percebo é que a maioria dos cachorros e gatos ficavam abandonados em via pública”, afirmou o delegado Waldir Jorge Pelarico Junior.

A polícia orienta que os casos sejam registrados através de boletins de ocorrência.

De acordo com moradores da cidade, um comércio agropecuário tem comercializado chumbinho de maneira ilegal. Em 2015, o dono de um desses estabelecimentos foi preso por comercializar o veneno, mas pagou fiança e foi solto.

Envenenar animais é crime e tem pena de seis meses a um ano de detenção. “A pessoa que faz isso não é ser humano. E o pior que a gente não sabe se é um extermínio ou se são vizinhos que estão incomodados”, desabafa Sandra.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo