EnglishEspañolPortuguês

Preconceito no mundo animal

18 de junho de 2019
2 min. de leitura
A-
A+

Por Monica Silva*

Foto: Pixabay

O número de abrigos superlotados de animais não é nenhuma surpresa. A quantidade de bichinhos esperando por um novo lar é imensamente maior do que a quantidade de pessoas interessadas em adoção. Sim, os animais também sofrem preconceito. Algumas pessoas possuem preferências.

No fim, os cães e gatos pretos e mais idosos são sempre os últimos a ganhar uma nova família, isso quando conseguem. Por conta desta superstição muitos animais de cor preta são rejeitados e inclusive abandonados. A cor de pele ou dos pelos não deveria influenciar nas decisões que tomamos ao escolher um animal doméstico, pois a cor não determina a personalidade e o comportamento do animal. Até os animais de raça da cor preta são rejeitados.

Uma pelagem linda, única e especial acaba sendo rejeitada por ser apenas diferente. É direito de cada um escolher seu melhor amigo, mas será que os animais da cor preta ou mais idosos não merecem um lar?

Muitos animais mal têm a chance de tentar a sorte em algum abrigo, pois acabam sendo condenados à morte. Toda esta questão vem sendo discutida por meio de campanhas de conscientização, afinal, o que define um bom amigo não é a sua aparência.

A busca por cachorros de pequeno porte é sempre maior. Acontece que nos abrigos há mais animais de porte médio e grande. Os animais idosos são adotados com raras exceções, de porte grande então… nem se fala.

Muitos animais que nascem em abrigos podem ser considerados sortudos, pois diminuem a chance de sofrerem maus-tratos, algo normal nas ruas. Não passam fome nem frio, mas vivem amontoados, alguns em jaulas e sem carinho. Existem abrigos que contam com mais de mil animais.

Em muitos casos, eles morrem sem ao menos saber o que significa um lar. Os abrigos deveriam ser um lar temporário e não definitivo. Algumas pessoas gastam uma verdadeira fortuna para ter um animal de raça diferente. Por que não ter um diferente e de graça?

É muito triste ver um animal ser rejeitado pela sua pelagem. Adote por amor e carinho. Ajude a acabar com esse preconceito. Defenda-os e os proteja com todo amor.

* Monica Silva é ativista, blogueira e atriz

    Você viu?

    Ir para o topo