EnglishEspañolPortuguês

Vereador quer proibir zoos e aquários em SP

27 de fevereiro de 2019
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

Um projeto de lei do vereador Reginaldo Tripoli (PV) pode paulatinamente dar voz aos anseios dos ativistas em defesa dos direitos animais de São Paulo. O PL prevê a proibição da abertura de novos zoológicos e aquários na cidade e também propõe reduzir o recebimento de novos animais a fim de eliminar o aprisionamento de animais para entretenimento humano de forma progressiva.

Tripoli afirma que reconhece a importância dos zoos de SP como centro de tratamento de animais resgatados e abrigo para animais que devido a maus-tratos ou acidentes ficam impossibilidades de serem devolvidos ao seu habitat, mas defende que há tecnologia suficiente para um novo modelo educativo e de entretenimento que não envolva o sofrimento e exploração de animais.

O vereador propõe também que enquanto ainda existir animais nos zoos, que as visitas sejam supervisionadas por monitores, para minimizar o estresse dos animais. “Os locais deverão adotar providências no sentido de colocar avisos alertando aos frequentadores de que os animais são seres capazes de sentir e vivenciar emoções e que não devem ser expostos a ruídos excessivos e agressões de qualquer tipo”, diz trecho extraído do PL.

O projeto foi protocolado na Câmara Municipal e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara antes de ir para o plenário. O texto será submetido a duas votações e caso aprovado, seguirá para veto ou sanção do prefeito Bruno Covas (PSDB).

Você viu?

Ir para o topo