A infertilidade de animais machos causada pelo calor pode resultar em extinção

2 de fevereiro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+

Desde a década de 1980, cada vez mais ondas de calor frequentes e intensas contribuíram para mais mortes do que qualquer outro evento climático extremo.

Foto: Pixabay

Os registros de eventos extremos e mudanças climáticas são difundidas no mundo natural, onde as populações estão apresentando respostas de estresse. Um deles, em um mundo mais quente é uma mudança de escala, onde a distribuição de uma espécie se move para altitudes mais elevadas ou migra para os polos.

Uma revisão de centenas de estudos encontrou uma mudança média de 17 km para o polo norte e 11 metros para cima a cada década. No entanto, se as mudanças de temperatura são muito intensas ou levam as espécies a becos sem saída geográficos, as extinções locais ocorrem no calor.

Em 2003, 80% dos estudos relevantes encontraram consequências de um mundo mais quente entre numerosas espécies, de gramíneas a árvores e moluscos a mamíferos. As informações são do Independent.

Alguns migraram, alguns mudaram de cor, alguns alteraram seus corpos e alguns mudaram seus tempos de ciclo de vida. Uma revisão recente de mais de 100 estudos descobriu que de 8 a 50 por cento de todas as espécies serão ameaçadas pelas mudanças climáticas.

Atualmente, temos um conhecimento perturbadoramente limitado de quais características biológicas são sensíveis às mudanças climáticas e, portanto, responsáveis ​​pelas extinções locais.

No entanto, um potencial candidato é a reprodução masculina, porque uma série de estudos médicos e agrícolas em animais de sangue quente mostraram que a infertilidade masculina ocorre durante o estresse térmico.

Foto: Pixabay

Isso ocorre apesar do fato de que ectotherms – organismos que dependem de calor em seu ambiente para manter uma temperatura corporal adequada – compreendem a maior parte da biodiversidade. Surpreendentemente, quase 25% de todas as espécies ecotérmicas são consideradas besouros.

O besouro da farinha vermelha (Tribolium castaneum) é um ectotérmico que  pode ir de ovo a adulto em um mês a 30°C.

As fêmeas podem armazenar espermatozóides masculinos em órgãos especializados chamados espermateca e precisam apenas de 4% de uma única ejaculação para poderem produzir descendentes por até 150 dias.

Foi descoberto que as temperaturas da onda de calor 42°C cortaram pela metade o número de descendentes que os machos poderiam produzir em relação aos 30ºC, com alguns machos não produzindo nenhum espermatozóide maduro no armazenamento das fêmeas, sofrendo também danos causados ​​pelas ondas de calor.

No entanto, a produção reprodutiva de pares em que apenas as fêmeas resistiram a uma onda de calor de cinco dias foi semelhante em todas as temperaturas.

Quando expomos machos a duas ondas de calor, com 10 dias de diferença, a produção de descendentes era inferior a 1% da dos machos não aquecidos.

Isto sugere que ondas de calor sucessivas podem agravar o dano das anteriores. O dano à longevidade dos descendentes e à fertilidade masculina foi outro efeito que foi agravado por sucessivas gerações, e poderia levar a declínios populacionais em espiral.

Saber quais aspectos da biologia as temperaturas mais altas poderiam comprometer é essencial para entender como a mudança climática afeta a natureza. Espera-se que este novo conhecimento possa ajudar a prever quais espécies são mais vulneráveis, permitindo que os conservacionistas se preparem para o problema à frente.

 

 

 

 

 

 

Você viu?

Ir para o topo