Cientistas alertam que 2019 será o pior ano do aquecimento global

           

Os cientistas do Met Office, serviço meteorológico do Reino Unido, preveem que neste ano haverá um dos maiores aumentos registrados de níveis de dióxido de carbono na atmosfera. E eles alertam que as repercussões afetarão “dezenas de gerações”.

poluição
Foto: Getty Images

O acúmulo do dióxido de carbono, o principal gás de efeito estufa, pode ser maior do que no ano passado, já que os padrões climáticos no Pacífico parecem reduzir a capacidade de absorção do excesso de carbono pelas florestas tropicais em 2019. As mudanças no clima afetam as plantas que crescem e absorvem o dióxido de carbono.

Esta redução, combinada com o aumento das emissões da atividade humana, significa que os cientistas esperam ver um dos maiores aumentos na concentração de dióxido de carbono atmosférico em 62 anos de medições.

O professor Richard Betts, do Met Office Hadley Centre, disse: “Desde 1958, o monitoramento no observatório de Mauna Loa, no Havaí, registrou um aumento de 30% na concentração de dióxido de carbono na atmosfera.”

“Isso é causado pelas emissões da produção de cimento, do desmatamento e da queima de combustíveis fósseis, e o aumento teria sido ainda maior se não fosse pelos florestas tropicais que absorveram parte do excesso.”

“Este ano, prevemos que a capacidade de absorção das florestas estará relativamente fraca, por isso o impacto do recorde de emissões causadas pelo homem será maior do que no ano passado”.

O dr. Dann Mitchell, da Universidade de Bristol, disse que uma grande proporção de dióxido de carbono liberado na atmosfera permanecerá “por milhares de anos”, e as repercussões da previsão do Met Office “também afetarão dezenas de gerações”.

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo