EnglishEspañolPortuguês

A dolorosa verdade sobre os porcos na Itália

20 de janeiro de 2019
5 min. de leitura
A-
A+

Brincar e andar livremente em campos espaçosos e dormir tranquilamente em palhas secas e limpas é a vida que todos os porcos merecem ter. Mas a realidade é bem diferente e em todo o mundos fazendas produtoras de carne torturam e maltratam esses pobres animais.

Foto: Pixabay

Milhares de suínos destinados ao mercado de presuntos na Itália – no valor de 7,98 bilhões de euros (7 bilhões de libras) no ano passado – são submetidos à penosa prática do tail-docking, entre tantas outras extremamente cruéis e desumanas. As informações são do The Guardian.

Uma recente auditoria da UE constatou que, em fazendas da Lombardia e Emilia-Romagna, as duas principais regiões de criação de suínos do país, 98% dos agricultores retiram as caudas de seus animais, uma taxa que está entre as mais altas da Europa.

O tail-docking – realizado sem anestesia quando o leitão tem três a quatro dias de idade – destina-se a evitar as lesões graves que podem ocorrer quando os porcos mordem as caudas uns dos outros. Estudos têm demonstrado que isso  causa trauma agudo e muita dor, e pode desencadear infecções, além de deixar um desconforto duradouro.

Um relatório da UE de 2014 observa que as condições superlotadas e estressantes comuns em fazendas de escala industrial, nas quais os porcos são incapazes de ter seu comportamento natural, são os principais fatores desencadeante dos surtos de contusões. O tail-docking é ilegal sob uma diretiva da UE e, embora essa legislação não seja aplicada em toda a Europa, a prática é proibida pela lei italiana. Então, por que esses regulamentos são tão amplamente desconsiderados?


Tail-docking usando um ferro quente. Foto: FareWellDock

“Em teoria, para que um veterinário pudesse cortar a cauda de um porco, eles tinham que declarar que havia lesões nas tetas da porca, nas orelhas ou cauda de outros porcos”, explica Enrico Moriconi, ex-veterinário agora o ombudsman de direitos dos animais do Piemonte.

“Mas as caudas são cortadas quando os leitões têm cinco dias de idade. É impossível saber nesse ponto se o grupo se comportará dessa maneira. É apenas uma suposição que esse tipo de criação leva o animal a morder a cauda, ​​então eles os cortam ”.

A Itália não é a única na Europa com altas taxas de tail-docking, segundo o Eurogroup for Animals. “No entanto, é um caso emblemático, porque os produtos italianos, como o presunto de Parma, estão associados à excelência”, destaca a consultora veterinária do grupo para animais de fazenda, Elena Nalon. “Os produtores estão exibindo rotineiramente requisitos legais mínimos sobre o bem-estar animal“.

O governo italiano reconhece a escala do problema. Este ano, montou um grupo de trabalho, que elaborou um plano de ação de três anos para ser implementado em cada uma das 3.000 fazendas de criação da Itália para melhorar as condições, evitando assim a necessidade do corte dos rabos dos porcos.

“É uma ação positiva”, diz Annamaria Pisapia, da Compassion in World Farming Italy. “Mas é claro que os criadores às vezes têm dificuldade em entendê-lo. Alguns deles estão dizendo que serão obrigados a fechar 30% das fazendas… Mas este é o futuro. Temos que criar animais com melhor cuidado e pagar ao agricultor preços mais altos. ”

O clima da Itália significa que o país é um caso especial, já que o calor torna a vida particularmente difícil para os porcos, diz Stefano Salvarani, representante de suinocultores da Confagricoltura, uma das principais associações de agricultores. As temperaturas do verão excedem regularmente os 35ºC, o que é problemático para os suínos, que têm uma capacidade limitada para regular a temperatura corporal. “Os animais ficam nervosos”, diz ele. “É normal que eles mordam as caudas dos seus irmãos. Não é comparável ao norte da Europa. Além disso, nossos porcos crescem mais e podem pisar na cauda um do outro ou causar lesões na espinha. ”

Foto: Shutterstock

A obsessão com o tail-docking se resume a um bloqueio psicológico para os agricultores italianos, segundo Mazzali. “Sim, você tem que organizar uma melhor gestão do esgoto, e se você tem um prédio antigo, pode ser caro, e você precisa prestar atenção extra aos animais. Mas não é nada difícil. É mais caro”, diz Pizzagalli.

“Com a palha, por exemplo, o porco se move mais e cresce mais devagar. Em vez de 2 kg de ração para 1 kg de crescimento de carne, você precisa de 3 kg. Mas existe uma lei. É como se eu ignorar o limite de velocidade a 130 km / h porque eu queria dirigir mais rápido e chegar ao meu destino mais rápido. Normalmente, eu seria multado e, se continuasse infringindo a lei, eles tirariam minha carteira de motorista”.

No entanto, sem que a lei contra o “tail-docking” seja rigorosamente aplicada, será que a Itália conseguirá banir a prática? “Mudar esta situação exigirá uma revisão do sistema, uma mudança na mentalidade dos agricultores para colocar as necessidades dos animais no centro do modelo de produção de suínos”, diz Elena Nalon, do Eurogroup for Animals. “Alguns fazendeiros já estão fazendo isso, mostrando que isso não é impossível. Precisamos torná-lo mainstream”.

A hora é certa para a mudança, diz o veterinário Giovanni Alborali, que lidera o grupo de trabalho do governo italiano. “Os criadores entendem a importância da tendência do bem-estar animal”, diz ele.

Você viu?

Ir para o topo