EnglishEspañolPortuguês

As emissões de carbono aumentam à medida que Trump reduz os esforços contra a mudança climática

9 de janeiro de 2019
3 min. de leitura
A-
A+

Uma nova análise mostra que os níveis de gases de efeito estufa nos Estados Unidos estão aumentando à medida que o governo Trump diminui os esforços para reduzir a mudança climática.

um caminhão passando por uma paisagem repleta de chaminés industriais
Duncan Selby/Alamy

As emissões de carbono aumentaram bastante no ano passado, chegando a 3,4%, de acordo com novas estimativas da Rhodium Group. O salto de emissões deste último é o maior desde a recuperação da recessão em 2010. É o segundo maior em mais de duas décadas.

As usinas de carvão estão fechando, mas a demanda pela eletricidade está crescendo. A energia emitida a gás natural emite cerca de metade do carbono do que a emitida a carvão, mas ainda contribui para as mudanças climáticas. O combustível fóssil está substituindo a maioria das usinas de carvão que estão fechando e também alimentou a maior parte da demanda mais alta, aumentando a poluição climática no setor de energia. Fora o setor de energia, transporte, indústria e edifícios também aumentaram suas emissões, de acordo com as estimativas.

Os números superam uma das principais justificativas do governo Trump para descartar relatórios científicos federais que mostram que o aumento das temperaturas causará estragos na economia, matará pessoas e causará um clima mais extremo. Trump disse que não acredita nas descobertas e suas autoridades dizem que elas são exageradas.

O chefe da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, Andrew Wheeler, muitas vezes declara um suposto declínio na emissão de gases de efeito estufa, citando dados mostrando que eles caíram 2,7% de 2016 para 2017.

Mas a agência está revogando o trabalho climático da era Obama, incluindo regulamentações destinadas a acelerar a mudança para alternativas além do carvão. A agência afirma que a agenda de Donald Trump está impulsionando a inovação energética que poderia ajudar a reduzir as emissões. Especialistas em energia, no entanto, dizem que Trump está fazendo o oposto disso ao reverter as regras e políticas que poderiam ter acelerado o crescimento renovável e renunciando a novas regulamentações além do setor elétrico.

A Rhodium Group rastreia o gás de efeito estufa mais predominante, o dióxido de carbono. A empresa encontrou uma redução modesta nas emissões de carbono entre 2016 e 2017, em parte devido a um inverno mais quente do que o habitual, que não exigia tanto aquecimento. Desde então, a produção de carbono aumentou.

“Os ventos da política do governo Obama estão se dissipando”, disse Trevor Houser, sócio da empresa. “Este ano deixa bem claro que apenas as tendências do mercado de energia – o baixo custo do gás natural, a crescente competitividade das renováveis ​​- não são suficientes para gerar declínios sustentados nas emissões dos EUA”.

Houser disse que os números teriam sido piores sem as políticas estaduais e locais aprovadas nos últimos cinco a dez anos. Mas que a onda de compromissos climáticos dos governadores e prefeitos desde que Trump disse que sairia do acordo de Paris pode não se traduzir em política por algum tempo, acrescentou. Ele disse que esses esforços provavelmente serão significativos, mas não suficientes para atender aos níveis prometidos pelos EUA.

Você viu?

Ir para o topo