EnglishEspañolPortuguês

Adidas promete utilizar apenas plástico reciclado em seus produtos até 2024

15 de outubro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

A fabricante mundial de roupas esportivas Adidas afirmou que se comprometerá a utilizar apenas plástico reciclado, estabelecendo até o ano de 2024 para cumprir a meta.

O plástico e o poliéster é altamente utilizado em roupas, desde camisetas até sutiãs esportivos, devido ao seu peso baixo e o sua fácil capacidade de secagem. Em comunicado, a Adidas prometeu não utilizar mais os materiais, substituindo-os por recicláveis e tornará seus produtos mais sustentáveis.

A marca também disse que deixaria de usar plástico “virgem” em seus escritórios, lojas, armazéns e centros de distribuição a partir de 2018. A medida economizará cerca de 40 toneladas de plástico por ano.

Até 2024, a Adidas passará a utilizar apenas plástico reciclável em seus produtos (Foto: Reprodução)

Sua linha de vestuário para a primavera e o verão de 2019 conterá cerca de 41% de poliéster reciclado, e espera-se um forte aumento nas vendas de seus sapatos Parley, que são feitos com resíduos plásticos interceptados antes de chegar ao oceano.

Embora ainda seja uma pequena parcela de suas vendas globais, a Adidas espera que as compras saltem para 5 milhões de pares este ano, em comparação com 1 milhão em 2017.

Tendência ecológica

A Adidas é uma das empresas globais que se comprometeram a reduzir o uso de plástico. A Starbucks (SBUX) também planeja eliminar canudos de plástico de suas lojas, e a McDonald’s (MCD) está testando um programa semelhante no Reino Unido e na Irlanda.

Ainda, a Ikea está retirando o plástico de uso único de suas lojas e restaurantes.

Adidas lançou um tênis feito de plásticos reciclados dos oceanos em parceria com a organização Parley for the Oceans (Foto: Reprodução)

O uso global de plástico aumentou 20 vezes nos últimos 50 anos e deve dobrar novamente nos próximos 20 anos. O material é barato e versátil, mas governos e consumidores estão cada vez mais conscientes de seus enormes custos ambientais.

Pesquisas mostram que haverá mais plástico do que peixes por peso nos oceanos do mundo até 2050.

No mundo, apenas 14% do plástico que vai para os lixos é coletado para reciclagem. A taxa é extremamente baixa em comparação com outros materiais, com 58% em papel e até 90% de ferro e aço que são reciclados.

Você viu?

Ir para o topo