EnglishEspañolPortuguês

Entenda por que não é recomendado dar banho em gato

3 de outubro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+
Reprodução | Instagram

“Meus gatos nunca tomaram banho nem tomarão”, diz Pedro Horta, um dos principais especialistas em gatos do país.

O veterinário é categórico ao afirmar que não recomenda banhos cosméticos (quando não há indicação médica) para os animais.

Pedro explica que, além de a maioria dos gatos ficarem muito estressados com o contato com a água, o banho tira os feromônios que eles têm na pele.

Essas substâncias químicas são produzidas pelo próprio corpo e estão relacionadas com a sensação de bem-estar e com a identidade do animal.

“É comum o gato se lamber compulsivamente depois de tomar banho. Ele está desesperadamente tentando repor todos esses ferormônios que perdeu”, conta Pedro.

“O cheirinho de banho pode ser muito bom para a gente, mas para o gato não é”, observa.

Para quem tem gatos de pelos muito longos, como os persas, o veterinário diz que a tosa pode ser uma alternativa ao banho.

Pedro diz que água e shampoo são recomendados apenas quando existe uma necessidade terapêutica, como tratar doenças de pele.

“A raça sphynx, por exemplo, é muito predisposta a ter seborreia, que é o excesso de oleosidade na pele”, explica. “Mas um sphynx sem seborreia não precisa de banho.”

“Os felinos de pelos curtos dão conta de limpar a própria pelagem se lambendo”, diz a veterinária Lia Nasi sobre o famoso banho de gato.

“Escovar a pelagem do bichano é uma maneira de evitar os banhos, especialmente em gatos de pelos longos”, lembra Lia. Isso previne fios embaraçados e formação de nós.

Ela explica que os felinos trocam de pelo duas vezes ao ano. “Eles têm a pelagem do inverno, que é mais densa, e a do verão.”

As trocas costumam acontecer entre setembro e outubro, quando caem os pelos de inverno, e entre abril e maio, quando caem os pelos do verão. A escovação é importante principalmente nesses períodos.

Para quem precisa dar banho no gatinho, Lia recomenda verificar o ambiente da pet shop.

“É importante o tutor conhecer o local, observar a limpeza do espaço, prestar atenção se a pessoa que dará o banho tem paciência com o animal.”

Outra recomendação é preferir lugares que têm uma área reservada apenas para gatinhos. Afinal, o animal já estará estressado por causa da água e do secador. A presença de cães pode piorar o quadro de ansiedade.

Se o seu animal tem pelo curto, dar banho em casa pode ser mais fácil.

“Escolha um dia quente e seque bem os pelos com uma toalha, para evitar fungos e dermatites”, indica Lia.

Agora, se o seu gatinho não tem necessidade de água e sabão, o bom e velho banho de gato é a melhor opção para ele.

Fonte: Folha de SP

Você viu?

Ir para o topo