EnglishEspañolPortuguês

Tartarugas ameaçadas de extinção são sequestradas por caçadores em reserva na Nicarágua

12 de agosto de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Em uma praia no sudoeste da Nicarágua, de águas protegidas pela Reserva Natural La Flor Beach, tartarugas marinhas saíam para colocar seus ovos, enquanto famílias brincavam tranquilamente na areia. Mas na última semana, quando os animais atingiam a beira da praia, eles eram carregados à força por caçadores enquanto eram vistos agitando as nadadeiras e se contorcendo.

Uma filmagem capturou o momento exato em que as tartarugas foram sequestradas. Um deles pode ser visto correndo nas águas e atirando o réptil sobre os ombros antes de fugir. Acredita-se que cerca de 700 pessoas estivessem presentes e pelo menos seis delas morreram no incidente.

Liza Gonzalez, diretora da Paso Pacifico, organização em defesa dos direitos animais, disse que o vídeo marcou um novo nível de crueldade por parte dos caçadores, que normalmente esperam que os répteis depositem seus ovos na praia antes de capturá-los.

Reprodução | The Daily Mail

Desta vez, eles simplesmente avistaram as tartarugas e as capturaram – sem esperar sequer um minuto. O intuito de não permitir que os ovos sejam colocados na praia é que, uma vez mantidos em cativeiro, elas serão forçadas a botá-los, para que então sejam assassinadas e vendidas por sua carne.

A Paso Pacifico mandou as imagens para as autoridades locais e o pessoal do exército foi enviado para a praia para dispersar as multidões. Mas quando eles conseguiram chegar, o processo de nidificação das tartarugas (a construção dos ninhos) já estava quase terminado.

A imprensa local disse que quatro pessoas foram presas depois que policiais identificaram os suspeitos a partir de imagens de vídeo divulgadas nas redes sociais. Relatórios também disseram que a caça furtiva está ligada à crise econômica enfrentada pela Nicarágua.

A tartaruga marinha (Lepidochelys olivacea) é uma das cinco espécies nativas da Nicarágua. Todos os anos, incontáveis ​​ovos de tartaruga são capturados ilegalmente nas praias da Nicarágua e transportados para cidades da região, onde são vendidos como alimentos. Estima-se que cerca de 150 mil oliveiras chegarão à área para nidificar todos os anos.

Você viu?

Ir para o topo