EnglishEspañolPortuguês

Fotógrafo captura momento em que pata passeia no lago com seus 76 bebês

27 de julho de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Uma das imagens publicadas pelo fotógrafo Brent Cizek em um lago de Minnesota, nos EUA, já foi retweetada quase 1.300 vezes e até mesmo apareceu no New York Times. Nela, o profissional conseguiu capturar o momento em que uma mãe pata passeava no Lago Bemidji com seus 76 patinhos atrás dela. “Não poderia ter pedido uma oportunidade para tirar fotos melhores”, ele admite.

Reprodução | Brent Cizek

Cizek tirou as fotos comoventes neste verão e, mesmo acostumado a fotografar a vida selvagem, ele diz que aquele animal deveria ganhar o prêmio de ‘mãe do ano’. “A foto apenas faz você questionar, sabe, como isso é possível? Como isso aconteceu? Como a mãe está cuidando de tantos patos?”, contou à apresentadora Laura Lynch, do programa As It Happens.

O fotógrafo conta ainda que, na realidade, avistou a família pela primeira vez no dia 27 de junho. Naquele período, já era um número bem alto: a mãe e pelo menos outros 56 patinhos. Mas quando ele voltou algumas semanas depois, haviam nascido cerca de duas dezenas de patinhos, totalizando em aproximadamente 76 filhotes.

Reprodução | Brent Cizek

Um ornitólogo da Universidade de Yale, Richard O. Prum, disse em entrevista à revista Times que não é incomum ver entre 20 e 30 patinhos atrás de uma única fêmea. Mas ele precisou admitir que mais de 70 é uma quantidade realmente surpreendente e “uma visão extraordinária”.

Especialistas explicaram que, na realidade, aqueles patinhos dificilmente são todos filhotes da mesma mãe. A espécie daquela pata é um merganser, o que significa que ela põe uma dúzia de ovos de cada vez. É comum que animais desta espécie espalhe suas crias em outros ninhos, para aumentar a chance de sobrevivência dos filhotes. Essa informação foi retirada da National Audubon Society.

Mesmo assim, esse fato sozinho não é o suficiente para explicar o porquê de existirem 76 patinhos sob a responsabilidade de uma única fêmea – já que 76 ovos ainda são muitos para uma mamãe pato incubar. E a explicação é ainda mais surpreendente.

Reprodução | Brent Cizek

Um administrador da vida selvagem local, David Rave do Departamento de Recursos Naturais de Minnesota, conta que as fotos provavelmente descrevem uma “creche” – uma espécie de creche de patinho, em que uma mãe, mais velha e experiente, cuida dos bebês das outras fêmeas.

Ele acrescenta que, mesmo assim, essa é uma ‘creche’ excepcionalmente grande. “Eu já vi creches com frequência de 35 e 50, mas 70 – isso seria uma grande creche”.

Cizek disse que não esperava tirar nenhuma foto quando saiu em seu barco no dia 26 de junho. Estava ventando, as águas estavam agitadas e ele tinha levado apenas uma lente. Quando ele se deparou com a mãe pato e sua ‘creche’, ele disse que tirou dezenas de fotos de uma vez, rezando para que pelo menos uma delas ficasse boa no final.

Reprodução | Brent Cizek

Ele conta que desde a repercussão das fotos na internet, ele voltou ao lago diversas vezes, não só para tirar mais fotos dos patinhos, mas para ficar de olho no desenvolvimento dos animais, e entender toda a dinâmica entre aqueles animais. “Há muitas pessoas acompanhando para ver seu progresso e como estão indo”, ele conta. “Tem sido maravilhoso”.

Você viu?

Ir para o topo