EnglishEspañolPortuguês

Campanha contra o abandono de animais é promovida em Jundiaí (SP)

8 de junho de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Uma campanha de combate ao abandono de animais e de incentivo à adoção está sendo lançada pela Prefeitura do município de Jundiaí, no interior de São Paulo, através do Departamento de Bem-Estar Animal (Debea).

(Foto: Rui Carlos / Jornal de Jundiaí)

“A campanha terá duas frentes com o slogan ‘Pet Quem Ama Adota’ e ‘Pet Quem Ama Não Abandona’, reforçando a guarda responsável, com divulgações iniciais em outdoors do transporte coletivo da cidade, além de cartazes e distribuição de panfletos”, explica a diretora do Debea, Alessandra Benedetti.

Além da campanha, um trabalho educacional em escolas e mutirões de castração também serão realizados. “O foco da campanha é atingir as crianças, mas também os adultos”, diz Alessandra, que reforça que a iniciativa será de caráter permanente.

Não há dados, segundo a diretora, do número de animais abandonados mensalmente no município. A explicação para a ausência da estatística, segundo ela, é o fato de que quem abandona não relata o caso. As informações são do Jornal de Jundiaí.

Na sede do Departamento de Bem-Estar Animal há, atualmente, cem animais, entre cachorros e gatos retirados do abandono. Além do abrigo municipal, ONGs de proteção animal também resgatam animais das ruas da cidade.

“O foco do nosso trabalho é a prevenção e a adoção. Fazemos a microchipagem do animal para coibir o abandono”, relata Alessandra. “Lembrando que é preciso cumprir critérios, mediante vistoria pré e pós adoção na residência da pessoa”, completa.

O último animal a ser adotado no Debea foi a cadela Lupita. Da raça poodle, ela tem apenas um ano de idade. “É uma alegria imensa poder adotá-la. Ela trará mais felicidade ao meu lar”, afirma a adotante, a ajudante geral Maria Gorete Santos Coelho.

Para adotar um animal através do Debea é preciso comparecer na sede da unidade, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 11 horas e das 14 horas às 16 horas, na rua Abraão Farrão, 8, Chácara São Francisco. O telefone para contato é o (11) 4582-2685.

A unidade também está promovendo uma Campanha de Inverno, que tem o intuito de arrecadar roupinhas, caminhas, casinhas e cobertores para aquecer os animais mantidos pelo abrigo. Portanto, moradores da cidade que não puderem adotar um animal mas tiverem condições de colaborar com a campanha, também devem se dirigir à sede do departamento.

Você viu?

Ir para o topo