EnglishEspañolPortuguês

Gatos são retirados de prédio que será demolido após denúncias no RJ

17 de maio de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Uma equipe formada por integrantes de uma entidade de proteção animal, da Subsecretaria de Bem-Estar Animal e da Defesa Civil entrou em um prédio que será demolido para resgatar gatos abandonados após denúncias indicarem que a Subsecretaria havia se recusado a permitir a inspeção de ONGs no local. O caso ocorreu no município do Rio de Janeiro.

(Foto: Divulgação / Imagem Ilustrativa)

As denúncias, feitas à Comissão dos Direitos dos Animais da Câmara do Rio de Janeiro, incluíam relatos de maus-tratos a gatos que vivem nos escombros do antigo prédio do IBGE, que foi implodido recentemente e está localizado no mesmo terreno do prédio de onde os gatos foram retirados.

“Estava no meu gabinete, o vereador Wellington Dias foi pedir ajuda e rapidamente entramos em contato com entidades de proteção que estavam sendo proibidas de entrar no local e fazer o resgate. Eles alegavam não ter mais animais, que todos já tinham sido resgatados. Tivemos que pedir ajuda ao Paulo Messina, que imediatamente autorizou a nossa entrada junto com a Subsecretaria, Defesa Civil e uma equipe da proteção animal”, explicou o presidente da Comissão, Luiz Carlos Ramos Filho.

Representante do Centro de Reabilitação Pata Amiga, Chris Neri explica que ações em defesa dos animais, como a realizada no prédio, são frequentes. Ela conta, inclusive, de um caso em que mais de 50 gatos foram resgatados de um antigo edifício do INSS, que também foi demolido. As informações são do portal O Dia.

“Nós somos defensores, estamos e vamos continuar defendendo essas ações. De início fomos impossibilitados de entrar no prédio, mas com a ajuda necessária estamos aqui para fazer o resgates de todos esses gatos, todas essas vidas”, disse Chris.

Três gatos foram retirados do prédio e outros nove foram salvos ao serem encontrados ao redor do local até o momento. A estimativa dos protetores de animais, entretanto, é de que aproximadamente 30 gatos vivam no prédio.

Para facilitar a retirada do restante dos animais, gatoeiras com comida foram espalhadas pela área. As equipes de resgate irão retornar ao local para buscar os outros gatos.

Você viu?

Ir para o topo