EnglishEspañolPortuguês

Indústria de ovos é uma das principais geradoras de gases de efeito estufa, diz estudo

18 de abril de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Estudo recente publicado no Journal of Cleaner Production avaliou o impacto ambiental da produção da indústria de ovos. Uma equipe de cientistas da Universidade de Oviedo, responsável pelo estudo, utilizou uma fazenda avícola intensiva na Áustria com 55 mil galinhas e uma produção de mais de 13 milhões de ovos por ano como modelo para o estudo.

Indústria de ovos tem impacto negativo ao meio ambiente, sendo de forte influência na emissão de gases de efeito estufa. (Foto: Divulgação)
Indústria de ovos tem impacto negativo ao meio ambiente, sendo de forte influência na emissão de gases de efeito estufa. (Foto: Divulgação)

Os efeitos da produção intensiva de ovos foram analisados ​​em 18 categorias ambientais, incluindo “impacto na redução de ozônio, mudanças climáticas, acidificação da terra, toxicidade humana e ocupação da terra”. Conforme dito para o Live Kindly, Amanda Laca, pesquisadora do Departamento de Engenharia Química e Tecnologia Ambiental da universidade, ressaltou que “os mais afetados foram a transformação da terra natural e a toxicidade da água e da terra”.

Uma das categorias mais prejudiciais é a produção de ração para a indústria de ovos. Conforme um estudo conduzido em Gana, pelo Departamento de Zootecnia da Universidade de Estudos do Desenvolvimento, pode-se confirmar que a soja está na maioria dos alimentos consumidos pelas aves em fazendas da indústria de ovos.

“De todas as fontes de proteína vegetal, o cultivo de soja sozinho ocupa a maior parte da terra necessária para a produção de produtos animais”, diz o estudo. Tal dado indica que a produção de ração para galinhas é de enorme impacto ambiental.

Outro fator determinante para o estudo e destacado pelos pesquisadores é a substituição de galinhas na indústria de ovos. As galinhas cuja produção de ovos diminuiu são consideradas inúteis pela indústria e muitas vezes são enviadas para o abate, para que possam ser substituídas por aves mais jovens.

O impacto negativo da indústria de ovos levantou o debate sobre melhores opções diante de alimentos de origem animal. (Foto: Divulgação)
O impacto negativo da indústria de ovos levantou o debate sobre melhores opções diante de alimentos de origem animal. (Foto: Divulgação)

Além disso, há o custo ambiental de fabricação de materiais de embalagem para embalagens de ovos, o que também foi destacado como sendo prejudicial ao meio ambiente, mesmo tendo o impacto relativamente baixo dentro do estudo, em comparação com outros fatores.

Laca ainda ressalta que a pegada de carbono média de uma dúzia de ovos é de 2,7 quilos de dióxido de carbono, “um valor similar a outros alimentos básicos de origem animal, como leite”.

Mais uma vez, é possível observar o grande impacto negativo ao meio ambiente que a indústria de exploração de animais para alimentos é capaz de gerar. Ovos veganos já foram criados, e produtos veganos e substituições de alimentos de origem animal são aposta para um futuro melhor.

Você viu?

Ir para o topo