EnglishEspañolPortuguês

Os zoológicos e sua realidade invisível

6 de março de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Divulgação

Recentemente, divulguei o teor de um áudio que havia recebido e que foi gravado no interior do zoológico de Sorocaba.
Nele, um dos funcionários contava, e defendia seu ponto de vista, que “dava caldos” – rápidos afogamentos – em macacos para que eles não fugissem da ilhota em que habitam.
Muita gente se revoltou, mesmo entre os que acham os zoológicos uma diversão saudável.
Hoje, recebi um vídeo que corrobora para uma suspeita de muitos: vários tipos de animais vivos são dados como comida para aqueles que se encontram enjaulados no zoológico. O vídeo em questão mostra um pato que foi jogado vivo na jaula de um felino.
Choca ver uma ave indefesa, sem qualquer perspectiva de fuga sendo abatida pelo felino.
É diferente da situação natural onde a presa pode se safar e quando isso não ocorre é por conta da ordem natural dos eventos ecológicos que se sucedem no interior da cadeia alimentar.
Aliás, os relatos que eu recebi ao longo de muito tempo sobre esse procedimento sempre me fizeram desaconselhar as pessoas que, por um ou outro motivo, queriam levar um animal resgatado, são ou ferido, para o zoológico com o objetivo de vê-lo recuperado e reintegrado ao seu ambiente.
Estes fatos e outros ainda carentes de apuração escancaram parte dos motivos pelos quais há cada vez mais pessoas se colocando contra os zoológicos.
Mas, a questão de fundo que fica para aqueles que acham os zoológicos legais é a seguinte:
Dar alimentação viva para certos tipos de animais é autorizado pelo Ibama e feito pelos zoológicos. Claro, que a forma e os procedimentos técnicos devem variar;
Deixar um Chimpanzé (que vive em grupos) sozinho em um recinto também não é considerado ilegal;
Manter em pequenos recintos um felino ou um grande hipopótamo que precisa de vastas áreas para viver é uma realidade dos zoos e, igualmente, dentro das normas legais.
O que é necessário entender é que estas coisas acontecem porque os zoológicos são assim. Pode haver excessos, mas, em essência, assim são eles.
A conclusão que quero que você chegue é a seguinte: se você não gosta de nenhum desses procedimentos, você também é contra os zoológicos porque esta é a face invisível ou, ao menos, pouco percebida daquilo que eles, verdadeiramente, são.

Você viu?

Ir para o topo