EnglishEspañolPortuguês

Satélites ajudam a preservar a saúde e a beleza dos recifes de corais

18 de fevereiro de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

Porém, sua beleza e vitalidade são ameaçadas por diversas razões.

Foto: NASA

O aumento da temperatura da água devido às mudanças climáticas, a poluição terrestre e a pesca são as principais ameaças à saúde dos recifes. Atividades recreativas como passeios de barco e mergulho também estressá-los. Se esses fatores estressores persistem, eles causam o branqueamento dos corais.  Corais em todo o mundo têm enfrentado eventos de branqueamento mais constantes e graves.

Quando os corais são branqueados, eles perdem suas cores porque perdem algas simbióticas que vivem dentro deles. Se isso ocorre, eles são incapazes de crescer, se reproduzir e construir o esqueleto de calcário e podem sofrer danos e até morrerem.

“Algumas doenças ocorrem quando os corais perdem a resistência a bactérias e fungos patogênicos, o que pode ser natural. Em outros casos, as doenças estão relacionadas à descarga humana de esgoto e d outros resíduos em águas costeiras”, observou Frank Muller-Karger, oceanógrafo da University of South Florida.

Para os corais saudáveis, os gerenciadores dos recifes rastreiam flutuações globais e em grande escala de temperaturas para analisar as condições dos oceanos do mundo, informa o Phys.

Os avanços recentes das imagens de satélite oferecem detalhes para adotar medidas mais imediatas e direcionadas. Isso inclui resgatar corais  correm risco de branqueamento mortal, redirecionar mergulhadores para recifes não estressados e conscientizar o público sobre os danos que a pesca pode ter nesses locais.

Quando o branqueamento é iminente, “os gerentes de recifes podem adotar diversas estratégias para diminuir ou mitigar os potenciais impactos negativos adicionalmente gerados pela utilização humano”, disse Beth Dieveney, membro do Florida Keys National Marine Sanctuary.

Você viu?

Ir para o topo