EnglishEspañolPortuguês

Natal aumenta risco de intoxicação de cães por chocolate

21 de dezembro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Os pesquisadores da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, alertam para um maior risco de intoxicação de cachorros por chocolate durante o Natal, de acordo com estudo na revista científica “BMJ”.

Eles dizem que há um “pico significativo” durante esta época do ano, já que as famílias costumam comer mais chocolate. O alimento contém teobromina, estimulante semelhante à cafeína, que pode causar vômitos, aumento da frequência cardíaca, agitação e até convulsão nos cães.

A equipe de estudiosos chegou a analisar os registros em clínicas veterinárias no Reino Unido para ver em qual data havia maior risco. Eles concluíram que a probabilidade de exposição dos cães ao chocolate é quatro vezes maior no Natal e duas vezes maior na Páscoa. Dia dos Namorados e Dia das Bruxas não apresentaram números anormais de entrada para atendimento médico.

Cachorros não podem comer substância presente no chocolate (Foto: skeeze/Pixabay)

“Descrevemos picos significativos de intoxicação por chocolate de forma mais notável no Natal e, em menor frequência, na Páscoa”, escreveram os autores do estudo.
Eles chegaram à conclusão de que um em cada quatro casos de intoxicação apresentou os sintomas dentro de uma hora após a ingestão. Mais da metade dentro de seis horas.

O vômito foi o sintoma mais observado, em 17% dos casos, e o aumento da frequência cardíaca ocorreu em 7,5% das intoxicações. Nenhuma raça em particular foi associada a um risco aumentado ao ingerir o chocolate.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo