EnglishEspañolPortuguês

Estudo mostra que apenas 10 rios são responsáveis por 95% dos plásticos nos oceanos

13 de outubro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Poluição do Rio Makelele
Foto: John Wessels/AFP/Getty Images)

Um caminhão de plástico entra no oceano a cada minuto enquanto as garrafas descartadas nas ruas e as microesferas usadas em produtos de higiene pessoal acabam no rio mais próximo e, em seguida, no mar.

Rios de todo o mundo transportam grandes quantidades de plástico para o mar, mas um novo estudo identificou que apenas 10 deles – sendo que oito localizam-se na Ásia e dois na África – são responsáveis pelo transporte de até 95% do total do lixo oceânico do planeta.

Essa enorme pegada de plástico ocorre devido ao excessivo tamanho dos rios, com grandes populações próximas e precários serviços de coleta de resíduos, de acordo com a pesquisa do Helmholtz Centre for Enviromental Research, na Alemanha. O maior transportador de plástico é o rio chinês Yangtze que leva até 1,5 milhão de toneladas anualmente para o oceano, informa o The Essencial Daily Briefing.

Isso se compara a 18 toneladas por ano carregadas pelo The Thames – o que muitos argumentariam que ainda é muito alto, mas consideravelmente menor do que os rios mais poluentes do mundo.

Christian Schmidt, do Helmholtz Centre, explica que melhorar o controle de resíduos nas áreas de captação do rio ajudaria a diminuir o problema da poluição causada pelos plásticos.

“Em países como a China e a Índia, os resíduos urbanos não são completamente recolhidos e, ainda assim, muitas vezes não são devidamente descartados. Melhorar o controle de resíduos nesses países deve ajudar a diminuir a poluição plástica nos rios”, ressalta.

Enquanto isso, nos países industrializados a taxa de coleta de resíduos é praticamente 100%. Porém, o lixo, roupas sintéticas e produtos de uso doméstico, como creme dental, ainda despejam plástico nos oceanos.

Você viu?

Ir para o topo