EnglishEspañolPortuguês

Outubro Rosa Animal: câncer de mama não é exclusividade dos humanos

2 de outubro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+
As fêmeas com idade entre 10 e 11 anos correm maior risco de desenvolver o câncer

Em plena campanha do Outubro Rosa, um alerta lembra que a prevenção contra o câncer de mama não deve ser exclusividade dos humanos. A doença também atinge animais, como cadelas e gatas.

De acordo com a rede de hospitais veterinários Pet Care, 17% dos casos de câncer em gatas, atendidos pela instituição, correspondem a tumores na mama. Já em cadelas, esse número chega a 53%.

O índice reforça a necessidade de conscientizar os tutores de animais sobre a importância de exames periódicos. O diagnóstico precoce em animais tem tanta relevância quanto em humanos, aumentando em 90% as chances de cura, segundo o hospital.

Fatores como genética, natureza hormonal e até o ambiente podem influenciar no aparecimento da doença. As fêmeas com idade entre 10 e 11 anos correm maior risco de desenvolver o câncer, que é menos frequente em raças de cadelas como Beagle e Boxer.

Para diagnosticar o câncer em animais, os tutores podem observar o aparecimento de nódulos, pólipos ou aumento de volume no tecido mamário; um exame feito pela palpação das mamas, mesmo no ambiente doméstico, também pode ser eficaz.

Especialistas reforçam que a castração precoce, antes do primeiro cio, é o procedimento mais indicado na prevenção do tumor. A chance de animais castrados somente depois do segundo cio desenvolverem a doença sobe de 0,5% para 26%.

Fonte: O Povo 

Você viu?

Ir para o topo