EnglishEspañolPortuguês

Ministra canadense faz apelo para que governos avancem no Acordo Climático de Paris

19 de setembro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Ministra Catherine McKenna
Foto: Phys

“Não temos escolha, nossos filhos dependem de nós “, disse Catherine McKenna em Montreal, onde representantes de mais da metade dos membros do G20 participarão de uma cúpula sobre o pacto climático global.

A reunião foi solicitada pelo Canadá, China e União Europeia – que reafirmaram seu compromisso com o acordo quando Donald Trump anunciou a retirada dos Estados Unidos em Junho.

No final de 2015, em Paris, quase 200 países concordaram em limitar ou diminuir as emissões de dióxido de carbono.

O objetivo é controlar o aumento das temperaturas globais médias e impedir uma taxa maior do que 1,5 graus até 2050, em comparação com os níveis pré-industriais, segundo o Phys.

A ministra canadense também comemorou os 30 anos do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que esgotam a camada de ozônio, juntamente com o principal funcionário do clima da UE, Miguel Arias Canete, e o representante da China sobre mudanças climáticas, Xie Zhenhua.

“[O] Protocolo de Montreal é uma história de sucesso de governos, especialistas, ONGs e pessoas comuns que agiram juntos para superar as maiores ameaças ao meio ambiente na história recente. Temos a oportunidade de conseguir ainda mais com o acordo de Paris. Se continuarmos trabalhando juntos, podemos alcançar um grande êxito na luta contra as mudanças climáticas”, disse McKenna.

Uma emenda foi adicionada ao Protocolo de Montreal em 2016 pelo acordo de Kigali para eliminar os hidrofluorocarbonos, um gás extremamente nocivo utilizado em refrigeradores e aparelhos de ar condicionado.

“Por meio da redução de hidrofluorocarbonos de acordo com o Protocolo de Montreal, a Terra pode evitar o aquecimento de até meio grau até o final do século enquanto protegemos a camada de ozônio”, adicionou McKenna.

Você viu?

Ir para o topo