Estudo revela que 83% da água encanada do mundo contém microfibras de plástico

           

Durante a pesquisa encomendada pela plataforma jornalística de dados Orb, foram examinadas amostras de água em mais de uma dúzia de países nos cinco continentes. As taxas variaram, mas eram de mais de 70% em cada local. Em todo o mundo, as partículas de plástico tiveram um nível chocante de 83%.

Água encanada
Foto: Reprodução, Alka Pure Water

Nos EUA, 94% das amostras de água estavam contaminadas com plástico. Isso inclui a água de localidades como a Trump Tower e a sede da Agência de Proteção Ambiental.

As microfibras entraram na água a partir de várias fontes. Em seu site, a Orb cita fibras sintéticas de tecidos como acrílico e poliéster que emitem partículas durante lavagens, a poeira de pneus, pinturas, microplásticos secundários, fibras sintéticas no ar e microesferas em produtos cosméticos.

As novas descobertas novamente levantam questões sobre os impactos da quantidade de plástico que produzimos e descartamos e o que podemos fazer para solucionar problema. Os plásticos entram nos nossos sistemas, mesmo que não suspeitemos, segundo o One Green Planet.

“Os produtos químicos dos plásticos são uma parte constante de nossa dieta diária. . Geralmente assumimos que a garrafa de água, a vasilha de plástico onde preparamos nossas refeições no microondas ou o copo de isopor com uma bebida quente e protegem nossos alimentos e bebidas. Em vez de atuarem como uma barreira completamente inerte, esses plásticos estão se quebrando e lixiviando produtos químicos”, declarou Scott Belcher, professor de pesquisa da North Carolina State University.

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo