EnglishEspañolPortuguês

Bebê orangotango ganha segunda chance depois de perder a mãe

4 de setembro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Orangotango recebe cuidados de equipe
Foto: BOS Foundation/Facebook

Devido à perda de habitat provocada pelo desmatamento realizado pela indústria de óleo de palma, os orangotangos sofreram um declínio populacional drástico e agora estão criticamente ameaçados.

Infelizmente, conforme as áreas florestais são transformadas em plantações de palmeiras, os orangotangos ficam vulneráveis e, em grande parte, à mercê dos moradores da região. Tragicamente, não é incomum que os trabalhadores das plantações atirem nos animais, deixando órfãos para trás bebês.

Como os seres humanos, os bebês orangotangos dependem de suas mães durante os dois primeiros anos de vida. Sem elas, os pequenos órfãos possuem pouca ou nenhuma chance de sobrevivência.

A Borneo Orangutan Survival Foundation recentemente resgatou um pequeno órfão no Central Kalimantan BKSDA, na Indonésia. Trata-se de um macho de dois anos que foi salvo de Habungen, uma mina de ouro tradicional no subdistrito Banama Tingang de Pulang Pisau Regency, Kalimantan Central.

Informações sobre o bebê foram fornecidas por um aldeão de Sepang, Gunung Mas Regency. A pessoa gentil disse que o encontrou ao lado de uma trilha que ia em direção à mina. O pequeno não estava apenas exausto e fraco, mas também tinha o pulso inchado e fraturado.

Orangotango dentro de caixa
Foto: BOS Foundation/Facebook

O orangotango estava completamente sozinho e muito amedrontado e era evidente que sua mãe deve ter sido assassinada. Agora, ele está finalmente seguro, recebendo cuidados intensivos sendo monitorado por uma equipe dedicada de veterinários e babás no centro de resgate.

A equipe de resgate acredita que a lesão no pulso do orangotango foi provocada por um instrumento do local chamado serampang, segundo o One Green Planet.

O bebê permanecerá em quarentena por pelo menos dois meses. Depois desse período, ele poderá juntar-se a outros pequenos orangotangos no Nursery Group da organização.

Há a expectativa de que seu processo de recuperação seja rápido para que ele logo possa passar seu tempo brincando e socializando com outros orangotangos órfãos em recuperação no centro.

Você viu?

Ir para o topo