EnglishEspañolPortuguês

Pesquisadores alertam sobre impossibilidade de evitar níveis catastróficos do aquecimento global

24 de agosto de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Usando modelos de computador para avaliar o que precisa ser feito para limitar o aquecimento global a menos de 2°C, os cientistas descobriram que o planeta provavelmente superará os limites adotados pelo Acordo Climático de Paris caso não sejam realizados esforços unilaterais para que os aumentos de temperatura fiquem sob controle com projetos climáticos específicos.

Emissão de poluentes na atmosfera
Foto: Dimitar Dilkoff/AFP/Getty Images

Uma sugestão é a criação de máquinas biológicas gigantes para o cultivo da vegetação que absorve o carbono e queima a biomassa em estações de energia que capturam as emissões.

No Climate Change, os pesquisadores revelaram que isso exigiria uma “mudança completa” para um sistema à base de energias renováveis, nuclear, hidrogênio e bioenergia com captura e armazenamento de carbono.

Os cientistas acreditavam anteriormente que restringir o aquecimento global a 2°C evitaria os efeitos mais perigosos “, mas há evidências crescentes de que permitir que ele vá muito acima de 1,5 °C poderia bloquear um aumento considerável do nível do mar nos próximos séculos, aponta o The Independent.

Até agora, o planeta aqueceu pouco menos de 1°C em pouco mais de um século.

Os últimos alertas sobre os efeitos do aquecimento global depois que o governo de Donald Trump anunciou a dissolução do painel consultivo federal sobre mudanças climáticas.

O comitê de 15 membros de cientistas, acadêmicos e funcionários locais faz parte da National Climate Association, que visa ajudar as autoridades e os políticos norte-americanos a realizar um planejamento em longo prazo em relação às mudanças climáticas.

O mandato de quatro anos do comitê expirou e o Washington Post informou que não será renovado pela administração.

Enquanto muitos funcionários estaduais e locais pressionaram o governo federal para receber orientações mais concretas sobre como verificar as mudanças climáticas em futuras infraestruturas, “o presidente Trump foi para a direção oposta”, diz o documento.

Você viu?

Ir para o topo