EnglishEspañolPortuguês

Dia de Sobrecarga da Terra chegará mais cedo em 2017

29 de julho de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

O Earth Overshoot Day (Dia de Sobrecarga da Terra) chegará no dia 2 de Agosto deste ano, de acordo com as organizações WWF e Global Footprint Network. Isso é um dia antes do que em 2016.

Planeta Terra
Foto: Reprodução, Phys

Isso significa que a humanidade permanecerá em “crédito” durante o resto do ano.

“Até 2 de Agosto de 2017, teremos usado mais da natureza do que o nosso planeta pode renovar em todo o ano”, disseram os grupos em um comunicado.

“Isso significa que em sete meses, emitimos mais carbono do que os oceanos e as florestas podem absorver em um ano, capturamos mais peixes, derrubamos mais árvores, colhemos mais e consumimos mais água do que a Terra conseguiu produzir no mesmo período”, acrescentaram.

Para atender às taxas de consumo atuais da humanidade, seria necessário o equivalente a 1.7 planetas produzir o suficiente. Calculado desde 1986, o marco sombrio chega mais cedo a cada ano.

Em 1993, ocorreu em 21 de Outubro, em 2003, em 22 de Setembro e, em 2015, em 13 de Agosto, conforme relatado pelo Phys.

As emissões de gases de efeito estufa originárias da queima de carvão, petróleo e gás representam 60% da “pegada” ecológica da humanidade no planeta, segundo as organizações.

Há algumas boas notícias. Ao vir mais cedo todos os anos, o avanço do Earth Overshoot Day diminuiu, informou o comunicado.

As pessoas podem contribuir para acabar com isso e, eventualmente, reverter o processo ao adotarem o veganismo, queimarem menos combustíveis e reduzindo o desperdício de alimentos, de acordo com o relatório.

Você viu?

Ir para o topo