EnglishEspañolPortuguês

Consumo de plástico mundial pode se tornar tão perigoso quanto mudanças climáticas

1 de julho de 2017
3 min. de leitura
A-
A+
Centro de reciclagem na China
Foto: Jie Zhao/Corbis/Getty Images

Novos dados obtidos pelo The Guardian revelam o aumento no uso de garrafas plásticas, sendo que mais de meio trilhão de quais será vendido todos os anos até o final da década.

A demanda, equivalente a cerca de 20 mil garrafas compradas a cada segundo, é impulsionada por um desejo aparentemente insaciável de garrafas de água e a propagação de uma cultura ocidental, urbanizada para a China e a região do Pacífico Asiático.

O Reino Unido corre o risco de se transformar em um “terreno de despejo” para o plástico depois de Brexit. Mais de 480 bilhões de garrafas de plástico foram vendidas em todo o mundo em 2016, acima de cerca de 300 bilhões da década passada.

Se ordenadas, elas atingiriam mais da metade do caminho até o sol. Até 2021, isso aumentará para 583.3bn, de acordo com as estimativas mais recentes do Euromonitor International.

A maioria das garrafas de plástico usadas para refrigerantes e água é feita de tereftalato de polietileno (Pet), que é altamente reciclável. Porém, conforme a utilização cresce em todo o mundo, os esforços para coletar e reciclar as garrafas para evitar a poluição dos oceanos falham.

Menos da metade das garrafas compradas em 2016 foram levadas para reciclagem e apenas 7% das coletadas foram transformadas em garrafas novas. Em vez disso, a maioria termina em aterros sanitários  ou nos oceanos.

Entre cinco metros e 13 metros de toneladas de plástico acabam nos oceanos todos os anos para serem ingeridas por aves marinhas, peixes e outros organismos. Até 2050, o oceano terá mais do que o peixes, de acordo com pesquisas da Ellen MacArthur Foundation.

Os especialistas alertam que alguns plásticos já estão chegando à cadeia alimentar humana.

Cientistas da Universidade de Ghent, na Bélgica, calcularam recentemente que as pessoas que comem animais marinhos ingerem até 11 mil pequenas partes de plástico todos os anos.

Em agosto, os resultados de um estudo da Universidade de Plymouth revelaram que o material foi encontrado em um terço dos peixes capturados no Reino Unido.

Dame Ellen MacArthur faz campanhas para promover uma economia circular em que as garrafas de plástico são reutilizadas e recicladas ao invés de serem utilizadas apenas uma vez e descartadas.

“Mudar para uma economia circular real para plásticos é uma grande oportunidade para acabar com o loop, economizar bilhões de dólares e desacoplar a produção de plásticos do consumo de combustível fóssil”, afirmou.

Hugo Tagholm, do grupo de proteção Marinha Surfers Against Sewage, ressaltou que os números são devastadores. “A crise da poluição plástica rivaliza com a ameaça das mudanças climáticas, já que polui todos os sistemas naturais e um número crescente de organismos no planeta Terra”.

No Reino Unido, por exemplo, apenas um pouco mais da metade das garrafas plásticas é reciclada, enquanto as restantes acabam em aterros, são queimadas ou terminam no meio ambiente e oceanos diariamente.

Você viu?

Ir para o topo