EnglishEspañolPortuguês

Biólogo comenta o PL 706 que restringe uso de animais no ensino no Estado de SP

29 de junho de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

Co-autor do livro “A Verdadeira Face da Experimentação Animal: A sua saúde em perigo” e autor de “Alternativas ao Uso de Animais Vivos na Educação: pela ciência responsável”, ele comenta sobre o PL 706/2012, também chamado de Lei Anticobaias, aprovado dia 22 de junho na Assembleia Legislativa de SP, exclusivamente para a ANDA.

Ele diz que o processo de aprendizado que faz uso prejudicial de animais é também prejudicial aos estudantes: “Quando comecei minha faculdade em 1994 não imaginei que viveria para ver o dia que conseguiríamos abolir o uso de animais no ensino. Hoje, 23 anos depois, graças aos esforços do deputado estadual Feliciano Filho, conseguimos atingir esta meta.

Sabemos que este não foi um trajeto fácil. Mais do que simplesmente mostrar que animais possuem direitos inalienáveis e que não é ético utilizá-los de forma prejudicial, tínhamos de a todo momento nos empenhar para mostrar que não precisamos matar ou ferir animais para aprender”.

Ele ressalta que já existem métodos substitutivos capazes de ensinar melhor que as cobaias: “Os estudantes que aprendem por estes métodos novos não são apenas tão bons, mas também até melhores profissionais do que os que aprendem com animais. Temos de mostrar que estes outros métodos não são apenas mais baratos, mas que a utilização prejudicial de animais onera as instituições, além de não trazer os benefícios prometidos”.

O biólogo se sente satisfeito de participar do processo de aprovação do PL 706 na Assembleia: “É muito bom ter acompanhado e testemunhado tudo, ao menos no que diz respeito ao Estado de São Paulo.Tenho certeza de que esta Lei logo será reproduzida em outros Estados da federação, até que se torne uma lei nacional. A promulgação de tal Lei não apenas dirimi um erro que se iniciou no passado e foi propagado até o presente, mas também influencia e serve de exemplo para que outros erros possam ser corrigidos”.

Greif acredita que, se transformado em Lei, o PL beneficiará animais e alunos: “É uma Lei importante não somente para os milhões de animais que perecem todos os anos em salas de aula, mas também para os estudantes, pois, não terão mais violação de suas consciências com relação às práticas a que se vêem obrigados a fazer com cobaias”..
Participe:
Uma campanha está sendo feita pelas redes sociais para sensibilizar o governador. As pessoas podem compartilhar posts com as hashtags #SancionaAlckminPL706 e #LeiAntiCobaias .

*Fátima ChuEcco é jornalista ambientalista e atuante na causa animal

Você viu?

Ir para o topo