EnglishEspañolPortuguês

Acabar com consumo de carne é crucial para salvar o meio ambiente

25 de junho de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

A pesquisa, da Universidade de Minnesota, também descobriu que os futuros aumentos na sustentabilidade agrícola provavelmente serão conduzidos por mudanças na dieta e aumentos de eficiência ao invés de alterações nos sistemas de produção de alimentos.

Vaca na natureza
Foto: Mother Nature Network

Os pesquisadores examinaram mais de 740 sistemas de produção demais de 90 tipos diferentes de alimentos para compreender a relação entre as dietas, práticas de produção agrícola e a degradação ambiental. Os resultados foram publicados na revista Environmental Research Letters.

O autor principal, Michael Clark, disse: “Se quisermos diminuir o impacto ambiental da agricultura, mas ainda fornecer alimento seguro para uma população global crescente, é essencial entender como esses fatores estão relacionados”.

Usando avaliações do ciclo de vida – que detalham o impacto de entrada, saída e os efeitos ambientais de um sistema de produção de alimentos – os pesquisadores analisaram os impactos ambientais de diferentes sistemas de produção e diferentes alimentos.

O estudo incluiu níveis de utilização da terra, emissões de gases de efeito estufa (GEEs), uso de energia de combustíveis fósseis, eutrofização (escoamento de nutrientes) e potencial de acidificação.

“Mudanças dietéticas maiores, como a adoção global de dietas vegetarianas, ofereceriam benefícios ainda maiores para a sustentabilidade ambiental e a saúde humana”, destacou Clark.

“A falta de ação resultaria em aumentos maciços nos impactos ambientais da agricultura, incluindo o desmatamento de 200 a mil milhões de hectares de terra para uso agrícola, um aumento de aproximadamente três vezes no uso de fertilizantes e pesticidas, um crescimento de 80% nas emissões de GEE agrícola e um aumento rápido no prevalecimento de doenças relacionadas à dieta, como obesidade e diabetes”, explicou o coautor da pesquisa e professor David Tilman.

Você viu?

Ir para o topo