EnglishEspañolPortuguês

Cientistas criam projeto para preservar memória de geleiras ameaçadas por mudanças climáticas

31 de maio de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Todos os anos, as geleiras da Terra desaparecem um pouco mais. Alguns dos majestosos pilares de gelo podem desaparecer completamente sem deixar traços de sua existência.

Geleiras
Foto: CutterLight

Uma equipe internacional de cientistas quer assegurar que pelo menos algumas partes dessas geleiras sejam preservadas para serem estudadas pelas gerações futuras. Por isso, o Projeto Memória do Gelo irá preservar núcleos de gelo das geleiras ameaçadas em um santuário na Antártida.

“Nas próximas décadas, ou mesmo nos próximos séculos, essas amostras serão inestimáveis – seja para descobertas científicas sem precedentes ou para compreender as mudanças locais no meio ambiente. Este projeto tem todo o meu apoio”, disse o ganhador do Prêmio Nobel da Paz e climatologista Jean Jouzel em seu site.

O projeto foi iniciado em 2015 por glaciólogos franceses e italianos. Após provarem sua viabilidade durante uma corrida em 2016 em Mont Blanc, nos Alpes franceses, a equipe está pronta realizar outra expedição de campo para coletar mais amostras, informou o Nature World News.

Juntamente com cientistas do Brasil, Bolívia e Rússia, o grupo embarcará em uma missão para perfurar e obter três amostras principais da segunda maior montanha da Bolívia, Illimani, nesta semana.

Após a expedição, uma das três amostras será enviada para Grenoble, na França, para observação. As outras duas serão enviadas para uma “caverna de neve” em Concordia, uma estação de pesquisa na Antártida.

A Antártica é o melhor local para armazenar dados e materiais científicos devido às temperaturas congelantes que podem preservá-los e protegê-los.

A preservação de amostras de geleiras não polares é importante para registrar mudanças no clima e condições atmosféricas, fornecendo aos cientistas um vislumbre dos climas de ambientes antigos.

Recentemente, os cientistas disseram que os Estados Unidos perderão todas as suas geleiras dentro de apenas algumas décadas. O aquecimento global já destruiu um pedaço considerável do famoso Glacier National Park.

Você viu?

Ir para o topo