EnglishEspañolPortuguês

Massa de macarrão vegana

21 de maio de 2017
5 min. de leitura
A-
A+

Ingredientes

400 g de farinha de trigo – E mais o quanto baste para abrir a massa.. *

1 Copo de água levemente amornada ou em temperatura ambiente.

1 Col. de sopa de sal

2 Col. de sopa de óleo vegetal

*Para essa receita você usará mais ou menos 700g de farinha ao todo, pois para abrir a massa gastamos muita farinha…Então separe um kg e deixe a sua disposição para não ter surpresas na hora de fazer a massa.

Modo de preparo

01 – Misturando os ingredientes

Divulgação

A primeira parte é bem simples, mas você deve prestar atenção especial nela!

Em uma bacia peneire a quantidade de farinha indicada na receita… Caso você não tenha uma balança a dica é colocar meio kg de farinha e tire um punhado.

É muito importante peneirar porque as vezes a farinha vem com bichinhos ou com pedacinhos empelotados, e quando passamos por uma peneira fininha conseguimos ver esse tipo de problema.

Misture o sal com a farinha, abra espaço no meio da farinha e coloque a água e o óleo.

Vá misturando com as mãos, quando tudo já estiver mais ou menos firme, coloque a massa em uma pedra mármore, numa bancada ou na sua mesa… Precisamos trabalhar essa massa!

02 – Trabalhando a massa

Divulgação

Com a massa na superfície firme vamos começar a amassar bem, com as duas mãos… Tente usar mais as palmas das mãos do que os dedos.

Se precisar coloque um pouco de farinha sobre a bancada para que a massa não grude.

Amasse com calma, pois o glúten da farinha demora um pouco pra agir, então não adianta tentar correr com o preparo, fazer massa fresca exige tempo…

A massa a princípio é dura, mas ela vai amolecendo e ficando mais ‘gostosa’ conforme você vai amassando.

O ponto certo dessa massa é quando atingir uma massa uniforme, sem bolotas, lisa e não grudenta!

Se você costuma fazer massa de pão essa massa parecerá com uma massa pesada, mas você conseguirá chegar ao ponto trabalhando a massa por uns 5 minutos (é o tempo que eu gasto geralmente), mas se você não tem hábito de fazer massas talvez seja bom amassar por uns 10 minutos… Pense nesse processo como uma malhação, ligue o som e aproveite para descontrair e se divertir como se estivesse brincando de massinha!

03 – Abrindo a massa

Divulgação

Essa é a hora de abrirmos a nossa massa de macarrão!

Para facilitarmos a nossa vida precisamos dividir a nossa massa em partes bem menores, comece fazendo uma minhoca gordinha com a massa, ai você corta ao meio e vai partindo as partes novamente ao meio… Eu costumo dividir a massa em 8 partes pequenas, pois esse tamanho é fácil de trabalhar e não me exige um grande espaço disponível na bancada.

Entenda o seguinte: A sua massa é elástica, será impossível abrir sem colocar mais farinha, mas se você exagerar na farinha a massa ficará pesada… então a dica é ir colocando a farinha aos poucos tanto na parte de cima quanto na parte de baixo da massa (a parte que tocará a sua bancada), e sempre que colocar passe a mão fazendo um carinho na massa para tirar o excesso.

Com a ajuda do rolo você deverá abrir bem a massa, vá colocando mais farinha aos poucos conforme for abrindo, não esqueça de colocar farinha nos dois lados da massa!

O ideal é que a massa fique fina, mas não pode ficar muito fina a ponto de conseguirmos ver através dela a sombra das coisas… O ideal é que você vá virando a massa para ‘sentir’ o ponto certo, sempre que for colocar mais farinha vire a massa, assim você consegue lembrar de passar farinha dos dois lados e perceber se está passando do limite criando uma massa muito frágil e fina.

04 – Cortando a massa

Divulgação

Para cortar a massa você precisará passar um pouco mais de farinha, de ambos os lados da massa, não economize porque se passar pouca farinha a massa vai grudar.

Com a ajuda de uma faca larga enrole a massa na lâmina, a ideia é conseguir criar um rolinho e depois retirar a faca para cortar a massa…

Corte a massa na largura que você deseja o seu macarrão, tente manter o padrão de largura entre um corte e outro. Veja a foto ao lado.

05 – Secando a massa

Divulgação

Agora que você já cortou a massa, abra com cuidado cada rolinho, peneire mais farinha e vá pendurando fio por fio no cabide…

Sempre peneire farinha, pois ao término da massa você precisará colocar um fio por cima do outro e a farinha peneirada serve para que eles não grudem… Estamos quase terminando!

Você pode cozinhar o macarrão normalmente mesmo antes de secar, embora depois de seco o sabor seja mais atraente, mas como essa receita rende umas 4 porções provavelmente você irá querer guardar pra fazer depois o que não for consumir na hora… E para guardar tem que fazer esse processo de secagem.

A massa de macarrão em contato com o ar vai endurecendo, ficando maios ou menos parecida com o de pacote. Se o local for bem ventilado em uma hora o macarrão fica seco e pronto para cozinhar ou guardar… Mas se for guardar para fazer depois pode deixar secar bem por mais um tempo (cerca de 2 horas).

Como Conservar

Depois que sua massa estiver totalmente seca você pode colocar em um pote com tampa e conservar na geladeira por até 3 dias ou coloque no congelador por até 2 meses.

Fonte: Jornada Vegana

Você viu?

Ir para o topo