Tire suas dúvidas sobre castração em cães e gatos

           
Reprodução | Pinterest

Pergunta do leitor:

Eliane Elen: Tenho 3 cães, sendo dois machos de aproximadamente um ano e uma fêmea de 5 anos. Gostaria de castrá-los, mas tenho muitas dúvidas sobre o procedimento, os benefícios e os cuidados. O que preciso saber para garantir que o procedimento de esterilização seja bem sucedido?

Resposta do veterinário:

Mariana Pereira: A castração pode ser realizada em cães e gatos a partir do 5º mês de vida. Animais mais idosos também podem realizar o procedimento, mas o médico veterinário tem total liberdade de poder bloquear a cirurgia caso o animal apresente alterações que possam colocar a vida dele em risco. A esterilização só pode ser realizada por profissionais com especialização em anestesia e cirurgia e o animal que será paciente precisa estar saudável e com as vacinas atualizadas. Antes do procedimento é importante a realização de uma triagem pré cirúrgica, onde o animal é avaliado pelo médico veterinário. No dia da cirurgia é preciso realizar o jejum de 8 horas de comida e 3 horas de água. O pós operatório pode durar 15 dias, onde os pontos cirúrgicos são retirados e o animal reavaliado. É preciso realizar um repouso em relação a passeios nas ruas, esforço corporal como subir e descer sofá e utilizar a roupa cirúrgica e/ou colar elisabetano. Também é indicado a administração de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios para prevenir dores e infecções neste período. Entre os principais benefícios da esterilização em cães e gatos estão a prevenção de piometra e tumores de mama. Em machos previne o tumor de próstata, a marcação de território, fugas indesejáveis e fugas.

* Mariana Pereira é Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi e atua na área clínica no Centro Veterinário Wilson Grassi, na unidade do Tatuapé, em SP.

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo