EnglishEspañolPortuguês

Tire suas dúvidas sobre castração em cães e gatos

8 de maio de 2017
2 min. de leitura
A-
A+
Reprodução | Pinterest

Pergunta do leitor:

Eliane Elen: Tenho 3 cães, sendo dois machos de aproximadamente um ano e uma fêmea de 5 anos. Gostaria de castrá-los, mas tenho muitas dúvidas sobre o procedimento, os benefícios e os cuidados. O que preciso saber para garantir que o procedimento de esterilização seja bem sucedido?

Resposta do veterinário:

Mariana Pereira: A castração pode ser realizada em cães e gatos a partir do 5º mês de vida. Animais mais idosos também podem realizar o procedimento, mas o médico veterinário tem total liberdade de poder bloquear a cirurgia caso o animal apresente alterações que possam colocar a vida dele em risco. A esterilização só pode ser realizada por profissionais com especialização em anestesia e cirurgia e o animal que será paciente precisa estar saudável e com as vacinas atualizadas. Antes do procedimento é importante a realização de uma triagem pré cirúrgica, onde o animal é avaliado pelo médico veterinário. No dia da cirurgia é preciso realizar o jejum de 8 horas de comida e 3 horas de água. O pós operatório pode durar 15 dias, onde os pontos cirúrgicos são retirados e o animal reavaliado. É preciso realizar um repouso em relação a passeios nas ruas, esforço corporal como subir e descer sofá e utilizar a roupa cirúrgica e/ou colar elisabetano. Também é indicado a administração de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios para prevenir dores e infecções neste período. Entre os principais benefícios da esterilização em cães e gatos estão a prevenção de piometra e tumores de mama. Em machos previne o tumor de próstata, a marcação de território, fugas indesejáveis e fugas.

* Mariana Pereira é Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi e atua na área clínica no Centro Veterinário Wilson Grassi, na unidade do Tatuapé, em SP.

Você viu?

Ir para o topo