EnglishEspañolPortuguês

Grupo de educação vegana comemora 10 anos com ciclo de palestras

28 de janeiro de 2017
3 min. de leitura
A-
A+

Por Maurício Kanno

Foto: Divulgação

O Grupo de Estudos de Direitos Animais (GEDA), criado em 2007, comemora 10 anos com três eventos. Nos três vai arrecadar recursos para ONGs animalistas participantes: santuário Terra dos Bichos, a Catland e a Canto da Terra.

Entre os seminários programados, o mais inusitado é o de 8 de abril: uma reunião de 8 religiosos vegetarianos, que vão palestrar e debater a respeito das conexões de suas religiões e espiritualidades com a defesa dos direitos animais e o veganismo.

Estão confirmadas a presença de uma católica apostólica romana, um padre católico ortodoxo celta, uma adventista, um judeu, um budista ateu, uma espírita, uma wicanna e um xamã. A presença de um bispo de linha católica liberal será confirmada em março. Haverá uma introdução laica, discutindo-se a atualidade do livro “O Abolicionismo” (1883), de Joaquim Nabuco.

A cantora, compositora e violonista Maga Lee vai apresentar duas de suas canções em cada evento, sempre com letras relacionadas ao tema do dia.

Mobilização e empreendedorismo

O primeiro evento será em 11 de fevereiro e contará com especialistas em atrair milhares de não vegetarianos para eventos comerciais veganos; mobilização de não veganos para resgate e defesa animal, com uma diretora do santuário Terra dos Bichos; engajamento de estudantes universitários na educação infantil vegana; além de auxílio jurídico a ONGs de defesa animal.

Nesse evento, o grupo contará com depoimentos de representantes do início do GEDA, de 2008 a 2011; além do grupo homônimo que se estabeleceu formalmente na Faculdade de Direito da USP.

Animais domésticos

No segundo evento, o foco será animais domésticos que são adorados por grande parte dos humanos, inclusive os não veganos.

Uma perita em laudos de maus-tratos, da ONG Canto da Terra estará presente, assim como a representante da Catland, que falará sobre a gestão da ONG de adoção de gatos e seus bastidores. Uma adestradora explicará como lidou com casos de traumas e agressividade excessiva de animais e uma bailarina contará sobre como arrecadou dinheiro para abrigos no RJ com dança e arte. Ela também apresentará sua coreografia de dança árabe “Deusa Gaia”. A presença de pesquisador sobre a história da domesticação animal está para ser confirmada.

Certificados e ingressos solidários

Este será o primeiro ano em que o GEDA vai fornecer certificados assinados para cada participante, sejam aqueles que participarem apenas como ouvinte ou aqueles que desejarem debater e tirar dúvidas.

“Além disso, também solicitaremos que cada participante contribua com uma quantia simbólica para cobrir os custos do evento, com o transporte dos palestrantes – boa parte deles vem do interior de SP; dois do RJ; e um ainda vem de Porto Alegre (RS), mas vai bancar sua vinda –, com a impressão dos certificados e também com a ajuda às três ONGs participantes” explica Maurício Kanno, organizador do Geda.

O ingresso solidário para os dois primeiros eventos, de fevereiro e março, tem valor sugerido de R$ 20,00. Já para o terceiro, que reúne palestrantes de lugares mais distantes da capital paulista, o valor sugerido é de R$ 33,25. O recurso necessário para arcar com cada evento será obtido se 15 pessoas contribuírem no seminário de fevereiro ou 20 pessoas contribuírem nos de março ou abril. As demais, que não tiverem condições financeiras, não precisarão pagar. O local dos encontros comporta até 70 pessoas.

As ONGs também aceitarão doações de outros itens, como comida para porcos, areia higiênica, jornal e sacos de lixo.

Serviço:

Ciclo de palestras do Grupo de Estudos de Direitos Animais (GEDA)

Local: Café Colombiano – Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo, próximo ao metrô Tiradentes – São Paulo
Datas e horários:
1) Encontro inaugural – mobilização, empreendedorismo e direito): 11 de fevereiro, 16h-20h [4h de duração]
2) Pets, maus-tratos, adestramento e dança: 4 de março, 17h-20h [3h de duração]
3) Ecumenismo e diálogo veg entre 8 religiões: 8 de abril, 15h-20h [5h de duração]

Confirmar presença através do e-mail [email protected] ou para [email protected]

Para mais informações, acesse o site do Grupo GEDA.

Você viu?

Ir para o topo