EnglishEspañolPortuguês

Ratos expressam felicidade e experimentam emoções complexas

26 de dezembro de 2016
1 min. de leitura
A-
A+
Divulgação
Divulgação

Uma nova pesquisa realizada na Suíça e publicada na revista científica PLOS ONE descobriu que os ratos exibem uma gama mais ampla de emoções do que os cientistas acreditavam anteriormente (incluindo felicidade).

Um estudo prévio estabeleceu que os ratos gostam de receber cócegas, e percebem a atividade como uma forma de brincadeira entre eles mesmos e seres humanos. Neste estudo, os cientistas selecionaram 15 ratos machos de um grupo de 75 e observaram seu aspecto após um período de brincadeira e de uma atividade ligeiramente aversiva, a fim de determinar o contraste de suas emoções. Após o período de brincadeira, as orelhas de todos os ratos ficavam mais de cor rosa e em posição menos angular, indicando um estado de felicidade.

O pesquisador Luca Melotti diz que estes resultados têm ramificações importantes quando se trata de ratos sendo utilizados em testes de laboratório. “Nem todos os regulamentos em cada país consideram animais, especialmente animais de laboratório, como seres sencientes”, diz Melotti. “Assim, mostrar que… uma grande variedade de emoções são mensuráveis nesses animais é muito importante”.

Uma pesquisa similar foi conduzida com porcos no mês passado, onde os cientistas descobriram que estes animais têm personalidades distintas e podem tomar decisões pessimistas ou otimistas.

Fonte: Veggi & Tal

Você viu?

Ir para o topo