EnglishEspañolPortuguês

ONG lança mil calendários 2017 em prol de animais abandonados

12 de dezembro de 2016
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Associação Solidária aos Animais (ASA) lançou mil calendários 2017 em prol da entidade no último sábado (10), em Catanduva (SP). Os interessados em adquirir o calendário devem entrar em contato com a associação de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17 horas. A sede da entidade está localizada na rua Maracaí, 99, no Parque Iracema. Os calendários custam R$ 5 cada.

Toda a renda da venda será destinada a manutenção da entidade que atende animais abandonados e tutelados por pessoas de baixa renda. A ASA oferece castração, consulta, vacina e medicamentos com preços mais acessíveis.

Por dia, a entidade atende uma média de oito castrações e 10 consultas. A ONG tem uma funcionária, veterinários que são prestadores de serviços e voluntários.

“A ASA é uma ONG que atende em Catanduva desde setembro de 2008. A associação não tem fins lucrativos e todo nosso trabalho é realizado por voluntários. Trabalhamos basicamente com três ações: feiras de adoção, castrações e conscientização”, informa o presidente da ASA Osvaldo Elias.

Em 2014 a ASA foi responsável por 971 castrações em Catanduva. Já em 2015, 1.593 animais foram castrados, o que representa um aumento de 64%. “Como o excesso de cães e gatos é um grave problema, especialmente nos grandes centros urbanos, a castração é o instrumento mais eficaz que existe para garantir que não haja uma explosão populacional dessas espécies e, inclusive, é recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Para se ter uma noção do quanto esse assunto é sério, em seis anos, uma cadela e seus descendentes, podem gerar 64 mil filhotes. Então é muito importante castrar os animais, fêmeas e machos”, explica Elias.

Além das castrações, a ASA tem registrado aumento no número de consultas: foram 700 em 2014 e 1.808 consultas em 2015.

“Quando não podemos realizar determinado procedimento em um animal, procuramos um especialista, mas não deixamos de prestar o atendimento a todos que precisam da nossa ajuda. A ASA, infelizmente, não tem espaço para abrigar e por isso não recolhemos animais. Nosso papel é prestar atendimento veterinário com preços acessíveis para a população mais carente e animais abandonados”.

Mesmo sem abrigo, a entidade procura ajudar com os casos de abandono.

“Quando somos informados de que uma cachorra ou gata deu cria, nós ajudamos os filhotes a encontrarem um lar através das feiras de adoção realizadas na Praça da República. Lembrando que a adoção tem que ser feita com responsabilidade, porque um animalzinho é para vida toda e não para ser adotado e depois abandonado mais uma vez”, considera.

De acordo com Elias, os produtos de limpeza e medicamentos são os que demandam mais custos e, por isso, serão sempre bem recebidos pela associação.

“Doações podem ser feitas por meio de depósito na conta poupança 6.714-8, agência 6598-6, do Banco do Brasil. Qualquer quantia é muito importante. Além disso, a população pode ajudar de outras formas, inclusive com serviços voluntários. Comprar nosso calendário, por exemplo, é outra maneira de contribuir”, detalha Elias.

Também é possível ajudar a ASA com doações de nota fiscais sem o CPF, que posteriormente serão cadastradas no programa Nota Fiscal Paulista. As notas podem ser entregues na sede da ASA. Comerciantes podem ajudar ao autorizar a colocação de caixinhas em seu estabelecimento para que as notas sejam depositadas.

“Sempre qualquer ajuda é muito bem vinda. As notas fiscais sem CPF também tem nos ajudado bastante”, ressalta Elias.

Serviço

As castrações podem ser realizadas por meio de agendamento prévio pelo telefone (17) 3525-0493. A sede da ASA está localizada na rua Maracaí, 99, no Parque Iracema. O horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17 horas.

Fonte: O Regional

Você viu?

Ir para o topo