Dez explorações de animais para turismo que brasileiros costumam apoiar

           

Ser um viajante ou um turistão?
Ser um viajante ou um turistão?

Esse não é um post bonito, mas precisamos saber o que ocorre de ruim para evitarmos e combatermos. Muita gente não sabe (ou não se importa), mas além de viajar para tirar fotos usando animais silvestres domesticados ser um programa clichê, para esses animais ficarem disponíveis para as centenas de turistas que passam por eles diariamente, e se submeterem aos truques, é preciso caça ou procriação artificial, treino e confinamento, coisas anti naturais, que os submetem a diversas privações físicas, sociais e psicológicas de sua natureza. É a mesma lógica dos circos que usam animais.
Há quem tente justificar essa interferência e dominação com a relativa necessidade de conhecer e ter contato com diversos animais, e isso acaba nos lembrando dos zoológicos humanos que assim como o dos animais não-humanos, foram criados com as colonizações e a necessidade do colonizador se instigar com o “desconhecido e exótico” e se apropriar do outro. Mas é justamente esse sentimento egocêntrico e de dominação que temos que desconstruir.
É muito estranho pensar o quão contraditório é ver tanta gente pagando pra tocar em animais, mas ignorar cães e gatos abandonados nas ruas quando passam por eles, e não gastar um centavo para dar uma comida ou remédio.
Está na dúvida se envolve maus tratos ou não? Faça as seguintes perguntas pra si: É natural o animal fazer isso? Ele deveria estar ali? Então fique ligadx, e não seja um turistão!
Para saber porquê essas atividades são cruéis com os animais, clique nas imagens. Abaixo, algumas das atividades exploratórias que brasileiros mais costumam financiar com seus roteiros de viagem, mas que você pode (e deve) boicotar:
1- Animais silvestres domesticados para tirar fotos
Disseram pra ela que a arara está ali porque quer. Sei…
Disseram pra ela que a arara está ali porque quer. Sei…

2- Passar a mão em grandes carnívoros letárgicos por mamadeiras
Se tentarem fazer isso na gata lá de casa no mínimo saem com um belo de um arranhão
Se tentarem fazer isso na gata lá de casa no mínimo saem com um belo de um arranhão

Em Nova York isso já foi proibido por submeter animais a condições fora de sua natureza (abuso e maus tratos).
3- Ver show de orcas treinadas em cativeiro
Ah, a imensidão do mar… o grupo familiar… Opa, pera!
Ah, a imensidão do mar… o grupo familiar… Opa, pera!

4- Andar de dromedário
Sem comentários
Sem comentários

5- “Ganhar beijo” de golfinho
t 6
6- Ser puxado por cães atrelados em trenó na neve
t 7
7- Passeio de charretes com cavalos
Alguém repara no olhar desses animais?
Alguém repara no olhar desses animais?

8- Passeio em elefantes
t 9
9- Cavalgada
t 10
10- Zoológicos e aquários
t 11

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo